
Londres, 11 out (Lusa) – O compositor e guitarrista Paulo Dias Duarte vai partilhar pela primeira vez o palco com o contrabaixista Carlos Bica, em Londres, a 15 de outubro, num concerto de jazz português.
“Conhecemo-nos, mas nunca tocámos juntos”, disse à agência Lusa Dias Duarte, que vive e trabalha na capital britânica desde 2003, onde dirige o projecto Overground Collective.
Será este coletivo que vai abrir o concerto da estreia britânica de Carlos Bica, acompanhado por Frank Möbius e Jim Black, que, em conjunto, compõem o trio Azul.
O Overground Collective vai interpretar “Sete Pecados Mortais”, uma peça da autoria de Paulo Dias Duarte, que foi estreada no festival Jazz em Agosto, em Lisboa, e depois gravada com o soneto Raum.
“É uma peça portátil porque está adaptada para seis músicos e pode facilmente ser levada em digressão”, contou à Lusa.
O compositor diz ter à disposição no Overground Collective um círculo de dezenas de músicos que vai usando nos concertos, conforme a necessidade e disponibilidade.
“São músicos fantásticos, de nível altíssimo e improvisadores, habituados ao ‘free jazz’ e à música de vanguarda. Eu gosto de puxar pelos limites dos músicos”, vinca o português.
Paulo Dias Duarte também compõe peças para “big band” de 19 elementos, mas, embora mais desafiante, confiou que também “é mais raro”.
Atualmente, está a trabalhar na gravação de um disco que deverá lançar no início de 2016.
Em 2010, editou “On The Road”, com o sexteto The Stolen Project, uma banda sonora para o romance homónimo de Jack Kerouac.
São porém as atuações ao vivo que têm conquistado reputação para o trabalho de Paulo Dias Duarte em Londres.
“Quero que os espectadores saiam de cada espetáculo com a impressão de que assistiram a um momento explosivo e especial. Todos os concertos são únicos e diferentes”, garante.
O concerto terá lugar na Saint Matthias Church e é organizado pela promotora de eventos Portuguese Conspiracy, que já apresentou em Londres Norberto Lobo, Filho da Mãe, Tó Trips e Legendary Tigerman, entre outros músicos.