Início Culturas Gémeos de 12 anos lançam livro de aventuras em Ribeira de Pena

Gémeos de 12 anos lançam livro de aventuras em Ribeira de Pena

855
0

Dois irmãos gémeos de 12 anos, naturais de Ribeira de Pena, uniram esforços para lançar o livro “Equipa Universo”, que conta com ilustrações do Luís e textos do João Jesus, que sonha em ser escritor.

“Estava em férias de verão e gosto muito de ler e de escrever e como não tinha nada para fazer comecei a inventar uma história”, contou João Jesus à agência Lusa.

João escreveu e desafiou o irmão Luís a fazer os desenhos que ilustram a sua história. Mas a ideia de mandar o texto para as editoras surgiu apenas na disciplina Construir Percursos do Núcleo de Cerva do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real.

Publicidade

“Nós tínhamos ideias e o nosso professor Sérgio Ramos ajudava-nos a concretizar essas ideias”, salientou João Jesus.

A Chiado Editora deu resposta positiva e o livro dos gémeos esta a ser lançado agora, cerca de um ano depois de esta aventura ter começado.

“Foi uma surpresa a editora responder, pensávamos que nenhuma nos ia dar resposta”, referiu Luís Jesus.

João não tem dúvidas e disse que quando for grande quer “escritor, astrónomo e ator”. E juntou quase todos estes sonhos no livro que faz uma viagem ao ano 3000 e à vida da menina desobediente Frankie que, depois de uma desgraça, se vê obrigada a viajar até Marte onde conhece outros meninos e formam a equipa que vai salvar o universo.

O pequeno escritor quer esta história sirva de lição para os outros meninos. “As crianças de hoje pedem mais aos pais, pensam que o dinheiro cai do céu e a esta rapariga acontece-lhe uma desgraça e ela começa a aprender que não era bem assim e salva o universo”, salientou.

João disse que quer que as crianças “aprendam que os pais não são criados e não se lhes pode pedir tudo”.

“De vez em quando uma prenda não faz mal, mas não sempre, só de vez em quando”, frisou.

Luís tem outros sonhos. Quer ser engenheiro informático mas disse que pode conciliar esta profissão com o desenho e, por isso, quer continuar a ilustrar as histórias do irmão.

“Gostava que o livro chegasse à 3.ª edição porque depois é traduzido em mais línguas”, frisou.

Sérgio Ramos foi o professor que incentivou o projeto dos gémeos.

“Muitas vezes dizemos que os alunos só querem saber de telemóveis, Facebook e não é bem assim. Se lhes dermos algumas oportunidades e se formos ao encontro daquilo que são as potencialidades deles podemos ter excelentes resultados e este é um deles”, afirmou o docente.

A disciplina Construir Percursos quer ajudar os alunos a lutar e a esforçarem-se pela concretização dos seus sonhos.

“Apesar de eu ter sido o orientador o mérito deve-se quase exclusivamente a eles, porque fizeram o trabalho todo”, frisou Sérgio Ramos.

Os meninos vivem na aldeia de Agunchos e frequentam o 7.º ano. Têm mais um irmão, o Marco, que é também gémeo mas não gosta muito destas coisas de escrever e desenhar.

Os pais Domingos e Fátima Jesus mostraram-se muito contentes com o livro dos filhos.

“Desde pequenino que o João sempre disse que queria ser escritor. Os brinquedos dele eram os livros, quando íamos para algum lado o brinquedo dele era um monte de livros debaixo do braço”, contou a mãe.

Ser mãe de trigémeos não é fácil mas Fátima Jesus garantiu que são meninos “bem comportados”. “São crianças, têm os seus momentos menos bons mas não tenho do que me queixar. São muito responsáveis”, frisou.

Artigo anteriorUcrânia retira armamento pesado de Donetsk
Próximo artigoLoures: GNR encontra um cadáver dentro de uma mala

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui