Início Sci-Tech Astronomia Gêiser na Lua de Saturno brilha em voo rasante da Cassini

Gêiser na Lua de Saturno brilha em voo rasante da Cassini

885
0

A sonda Cassini da NASA começou a transmitir as suas mais recentes imagens da gelada  e geologicamente ativa lua de Saturno, Enceladus, captadas durante o voo de 28 de outubro em que a sonda passou a cerca de 30 milhas (49 quilómetros) acima do pólo sul. A nave vai continuar a transmitir os seus dados a partir deste encontro, durante os próximos dias.

“Imagens impressionantes da Cassini estão a proporcionar um rápido olhar desta super aproximação a Enceladus, mas alguma da mais excitante ciência está por vir”, disse Linda Spilker, cientista do projeto da missão, no Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, em Pasadena, Califórnia.

Investigadores em breve começarão a estudar os dados da análise dos gases e poeiras detetados pelos instrumentos da Cassini, que colheram diretamente amostras de plumas  de gás e de partículas de gelo durante o sobrevoo.

Publicidade

Estas análises são suscetíveis de levar várias semanas, mas devem fornecer conhecimentos importantes sobre a composição global do oceano localizado abaixo da superfície de Enceladus e de qualquer actividade hidrotermal que ocorra no fundo do oceano.

O potencial para tal atividade neste pequeno mundo de oceano fez Enceladus o alvo principal para uma futura exploração em busca de ambientes habitáveis do sistema solar além da Terra.

Artigo anterior“Eu sou mulher: o AVC diz-me respeito!”
Próximo artigoVasco Ribeiro falha final e termina etapa do circuito mundial de surf em terceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui