A sonda Cassini da NASA começou a transmitir as suas mais recentes imagens da gelada e geologicamente ativa lua de Saturno, Enceladus, captadas durante o voo de 28 de outubro em que a sonda passou a cerca de 30 milhas (49 quilómetros) acima do pólo sul. A nave vai continuar a transmitir os seus dados a partir deste encontro, durante os próximos dias.
“Imagens impressionantes da Cassini estão a proporcionar um rápido olhar desta super aproximação a Enceladus, mas alguma da mais excitante ciência está por vir”, disse Linda Spilker, cientista do projeto da missão, no Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, em Pasadena, Califórnia.
Investigadores em breve começarão a estudar os dados da análise dos gases e poeiras detetados pelos instrumentos da Cassini, que colheram diretamente amostras de plumas de gás e de partículas de gelo durante o sobrevoo.
Estas análises são suscetíveis de levar várias semanas, mas devem fornecer conhecimentos importantes sobre a composição global do oceano localizado abaixo da superfície de Enceladus e de qualquer actividade hidrotermal que ocorra no fundo do oceano.
O potencial para tal atividade neste pequeno mundo de oceano fez Enceladus o alvo principal para uma futura exploração em busca de ambientes habitáveis do sistema solar além da Terra.