Washington, 23 out (Lusa) – O Governo norte-americano disponibilizou hoje ajuda ao México para lidar com os efeitos do furacão “Patricia” que considerou como “épico em tamanho e intensidade”.
“Os nossos pensamentos estão com o povo mexicano, enquanto se prepara para a chegada do furacão Patricia. Os peritos em desastres da USAid (agência para o desenvolvimento norte-americana) estão no terreno e preparados para ajudar”, afirmou o Presidente dos Estados, Barack Obama, no Twitter.
O porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, disponibilizou “qualquer assistência” que o México possa necessitar, depois da passagem do furacão que promete ser “épico em termos de tamanho e intensidade”.
O Governo mexicano não solicitou, até ao momento, ajuda aos Estados Unidos, mas Washington acompanhará a situação de perto.
Os Estados Unidos acreditam que o furacão vai afetar muitos dos seus cidadãos, porque Puerto Vallarrta, no estado de Jalisco, é muito popular entre os norte-americanos.
Os turistas norte-americanos que se encontrem na zona devem seguir as diretrizes do Governo mexicano, do consulado norte-americano e procurar refúgio.
“Patricia” é o furacão “mais poderoso que existiu na história do planeta”, com ventos de 325 quilómetros/hora e com uma categoria 5 na escala de Saffir-Simpson.