Início Política Ferro Rodrigues (PS) eleito presidente da Assembleia da República

Ferro Rodrigues (PS) eleito presidente da Assembleia da República

1546
0

Lisboa, 23 out (Lusa) – O deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues foi hoje eleito presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.

A candidatura do socialista Ferro Rodrigues à presidência da Assembleia da República foi assinada pelo número máximo de preponentes, 46 deputados, sendo os dois primeiros signatários o secretário-geral e presidente do PS, respetivamente António Costa e Carlos César.

De entre os nomes que assinam o documento de formalização da candidatura, a que a agência Lusa teve acesso, estão, por exemplo, eleitos da anterior direção do grupo parlamentar socialista, figuras do Secretariado Nacional socialista, presidentes das federações do partido e cabeças de lista de vários distritos.

Publicidade

Também nomes ligados à anterior direção do PS, como Eurico Brilhante Dias, ou o deputado Sérgio Sousa Pinto, que recentemente se demitiu do Secretariado Nacional, integram a lista de preponentes.

O secretário-geral do PS propôs na quinta-feira, durante a reunião com o seu novo Grupo Parlamentar, o antigo líder socialista Ferro Rodrigues como candidato a presidente da Assembleia da República.

A eleição do presidente da Assembleia da República está prevista para a tarde de hoje, na primeira sessão plenária da presente legislatura.

As candidaturas para Presidente da Assembleia da República devem ser subscritas por um mínimo de um décimo e um máximo de um quinto do número de deputados – os tais 46 parlamentares, que no total são 230, estabelece o Regimento do parlamento.

O PSD, entretanto, acusou o PS de querer travar “mais uma das boas tradições” da democracia portuguesa, a de eleger presidente da Assembleia da República o candidato proposto pelo partido mais votado.

“Não há nenhuma altura na nossa história democrática em que não tenha sido esse partido a propor e fazer aprovar o presidente da Assembleia da República. É mais uma das boas tradições da nossa democracia que o PS quer travar e inverter”, declarou Luís Montenegro aos jornalistas, no parlamento, numa alusão à decisão da direção dos socialistas de propor a candidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República.

Luís Montenegro, líder da bancada social-democrata eleito na anterior legislatura, acrescentou que a referida tradição se verificou mesmo com “maiorias parlamentares relativas inferiores, do ponto de vista quantitativo, à coligação Portugal à Frente, que propõe o doutor Fernando Negrão” – referindo-se à coligação pré-eleitoral entre PSD e CDS-PP, que na nova composição do parlamento têm, respetivamente, 89 e 18 deputados, enquanto o PS tem 86.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.