Início Culturas Exposição “Fabric Letters – The language of Portuguese fiancés’ kerchiefs (lenços dos...

Exposição “Fabric Letters – The language of Portuguese fiancés’ kerchiefs (lenços dos namorados)

789
0

Londres, 14 Outubro 2015. Lenços de namorados do Minho no Festival de Artes e Humanidades do King’s College em Londres

Exposição Fabric Letters. The language of Portuguese fiancés’ kerchiefs (lenços de namorados)

A exposição Fabric Letters é uma das atividades do Arts & Humanities Festival 2015 no King’s College London, organizada pelo Centro Camões e pela Adere-Minho (Minho, Portugal). O mote do festival em 2015 é o conceito de Fabrication (palavra de vários sentido em Inglês, criação e tecido), explorando temas como capacidade criativa humana, os tecidos (redes) da sociedade, do conhecimento e da linguagem.

Publicidade

A exposição propõe atividades interativas para diferentes públicos e idades:

– exposição com uma seleção de 20 Lenços de Namorados do Minho certificados com versos tradicionais, com traduções em Inglês, Francês e Italiano, da qual foi elaborada uma brochura para o efeito, oferecida a todos os visitantes.

– workshop de  iniciação à arte de bordar, com duas artesãs que ensinam a bordar os pontos básicos. Cada sessão dura cerca de 30 minutos (inscrições limitadas). O diálogo com as artesãs é mediado por intérpretes, quando necessário. O material é fornecido e os visitantes podem levar consigo o trabalho de bordado iniciado durante a sessão.

– escrita criativa a partir de quadras tradicionais. Inspirando-se numa recolha de quadras populares, os visitantes podem criar uma oferta única, escrevendo numa miniatura de “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo.  São fornecidas reproduções a cores dos lenços bordados, com espaço para a dedicatória.

– colorir reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais.

Às 17:00 inicia-se uma visita guiada, com a presença de Sua Excelência o Embaixador de Portugal no Reino Unido – Dr. João Vallera.

Esta é mais uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações dos 25 anos da ADERE-MINHO que muito nos honra, e que levará o nome das nossas tradições e dos nossos artesãs ás terras de Sua Majestade.

 

Artigo anteriorSuíça acolhe naturais de 192 países
Próximo artigoUtentes do Interior querem que Assembleia da República acabe com portagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui