Londres, 14 Outubro 2015. Lenços de namorados do Minho no Festival de Artes e Humanidades do King’s College em Londres
Exposição Fabric Letters. The language of Portuguese fiancés’ kerchiefs (lenços de namorados)
A exposição Fabric Letters é uma das atividades do Arts & Humanities Festival 2015 no King’s College London, organizada pelo Centro Camões e pela Adere-Minho (Minho, Portugal). O mote do festival em 2015 é o conceito de Fabrication (palavra de vários sentido em Inglês, criação e tecido), explorando temas como capacidade criativa humana, os tecidos (redes) da sociedade, do conhecimento e da linguagem.
A exposição propõe atividades interativas para diferentes públicos e idades:
– exposição com uma seleção de 20 Lenços de Namorados do Minho certificados com versos tradicionais, com traduções em Inglês, Francês e Italiano, da qual foi elaborada uma brochura para o efeito, oferecida a todos os visitantes.
– workshop de iniciação à arte de bordar, com duas artesãs que ensinam a bordar os pontos básicos. Cada sessão dura cerca de 30 minutos (inscrições limitadas). O diálogo com as artesãs é mediado por intérpretes, quando necessário. O material é fornecido e os visitantes podem levar consigo o trabalho de bordado iniciado durante a sessão.
– escrita criativa a partir de quadras tradicionais. Inspirando-se numa recolha de quadras populares, os visitantes podem criar uma oferta única, escrevendo numa miniatura de “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo. São fornecidas reproduções a cores dos lenços bordados, com espaço para a dedicatória.
– colorir reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais.
Às 17:00 inicia-se uma visita guiada, com a presença de Sua Excelência o Embaixador de Portugal no Reino Unido – Dr. João Vallera.
Esta é mais uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações dos 25 anos da ADERE-MINHO que muito nos honra, e que levará o nome das nossas tradições e dos nossos artesãs ás terras de Sua Majestade.