
Esta quinta-feira, o Ministro da Educação, Claude Meisch, a Bourgumestre da cidade de Esch/Alzette, Vera Spautz e o presidente do comité da escola do Brill, Marc Pierrard assinaram uma convenção para a recondução dum projeto de desenvolvimento escolar na escola fundamental do Brill-Esch.
O projeto iniciado em 2013, com o objetivo e com a ambição de aumentar a eficácia do ensino e de melhorar a aprendizagem dos alunos, principalmente aqueles com mais dificuldades.
A escola do Brill é confrontada diariamente com o facto de apenas 7% dos seus alunos falam luxemburguês em casa. E é confrontada com desafios particulares ao nível sócio-económicos das familias dos seus alunos.
12 professores participaram na primeira fase do projeto (2013-2015). O projeto foi acompanhado por um colaboradora da agencia de desenvolvimento e da qualidade escolar (ADQS) do ministério e um especialista externo da Universidade de Grenoble em parceria com a autarquia de Esch/Alzette.
Foram diagonosticados os fatores relevantes em todo o processo e de seguida elaborado um programa de ação e resposta.
O balanço dos dois primeiros anos do projeto é positivo. O projeto permitiu lançar uma dinâmicaa de reflexão e de motivação que se traduz por medidas orientadas por um centro de pesquisas e consultas através de meios informáticos e pedagógicos. Dado ao sucesso do projeto as parcerias tendem a intensificar-se.