Início Bodyboard Emigrantes em Macau podem fazer tremer vantagem do PSD/CDS

Emigrantes em Macau podem fazer tremer vantagem do PSD/CDS

882
0
A coligação está com medo dos votos que chegam de fora da Europa, escreve o Observador. É que, se o Nós Cidadãos! roubar um deputado ao PSD, e o PS conseguir atrair o Bloco de Esquerda, o PAN e esta formação, liderada por um emigrante em Macau, passa à frente da maioria.

Chama-se Nós Cidadãos!, foi criado por um emigrante português em Macau e, relata o Observador, pode ser um elemento desestabilizador destas eleições. Segundo a publicação, este partido poderá eleger um deputado pelo círculo fora da Europa, roubando-o directamente ao PSD. Se assim for, e o PS mantiver um deputado no círculo da Europa, há a hipótese de os socialistas conseguirem formar uma coligação de partidos que ultrapassem a maioria.

As contas são simples de perceber. Os resultados eleitorais do passado Domingo deram 104 deputados ao PSD/CDS, 85 ao PS, 19 ao Bloco de Esquerda, 17 ao PCP e 1 ao PAN. Falta contudo juntar os deputados que serão eleitos pelos emigrantes, uma informação que só será desvendada dia 14 de Outubro. Ao todo são quatro, dois pelo círculo da Europa e outros dois fora da Europa.

Tradicionalmente, na Europa, PSD e PS ficam com um deputado cada um; e fora da Europa, o PSD amealha os dois deputados – ao todo, o PSD ganha três e o PS um. Ora, se esta distribuição se mantiver, mas o Nós Cidadãos! roubar um deputado ao PSD no círculo fora da Europa, e António Costa conseguir federar vontades com o Bloco de Esquerda, o PAN e o Nós Cidadãos!, então consegue 107 deputados contra os 106 da maioria. Mesmo que não consiga aproximar-se do Nós Cidadãos, mas se una aos outros dois, consegue um empate com a maioria em termos de deputados, o que lhe daria igual legitimidade para se apresentar com um projecto de governo.

Publicidade

São muitos “ses” que terão de se encadear para que tal aconteça, mas, segundo o Observador, o cenário é suficientemente provável para estar a preocupar as hostes social-democratas.

O Nós Cidadãos! é um partido liderado por José Pereira Coutinho, presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, que, segundo o Observador, terá mobilizado milhares de novos eleitores. A contrastar com a grande vitalidade do antigo território sob administração portuguesa está o Brasil, de onde os votos poderão não chegar a tempo, devido a uma greve dos correios, o que acabará por prejudicar também a direita.

Artigo anteriorJogo Vianense-Benfica para a Taça de Portugal vai ser disputado em Barcelos
Próximo artigoFigueira da Foz: Naufrágio com um morto e quatro desparecidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui