Início Mundo Ásia China planeia transportar mercadorias via Oceano Ártico

China planeia transportar mercadorias via Oceano Ártico

1022
0

A maior multinacional chinesa do setor da navegação, a COSCO, planeia abrir um serviço regular de transporte de mercadorias para a Europa através do Oceano Ártico, aproveitando a viabilização daquela rota como consequência do aquecimento global.

O gigante estatal, que em 2010 ganhou a concessão de dois terminais de contentores do porto grego de Pireu, já enviou embarcações antes, por duas vezes, segundo revelou a imprensa oficial.

A União Europeia é o principal destino das exportações chinesas e navegar via Ártico, em substituição do Oceano Indico, poderia reduzir o tempo de transporte em nove dias, assinalou a mesma fonte.

Publicidade

Na segunda-feira, a agência noticiosa chinesa Xinhua citou especialistas e funcionários chineses que referem a potencial rota como uma “hidrovia de ouro”, para o comércio.

A COSCO emitiu hoje um comunicado assinalando que irá “continuar a promover a normalização das operações na Passagem Nordeste no Ártico”.

No início deste mês, um navio da empresa completou uma viagem de 55 dias entre a China e Europa, através daquela via, assinalou a Xinhua.

Artigo anteriorMetade das famílias portuguesas vive com menos de mil euros por mês – DECO
Próximo artigoDoze quilómetros de filas em direção a Zurique

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui