Início Política China adverte EUA de potencial de guerra no Mar do Sul da...

China adverte EUA de potencial de guerra no Mar do Sul da China

734
0
US Navy—Reuters

Os comandantes das forças navais americanas e chinesas estabeleceram conversações, na quinta-feira, para acalmar as tensões recentes entre os dois países.

A China avisou os EUA, na quinta-feira, que, mesmo um confronto menor entre os dois exércitos no Mar do Sul da China, poderia culminar numa guerra maior.

Os comentários, relatados à agência Reuters por um funcionário chinês, resultaram de uma conversa entre o Almirante-chefe da Marinha chinesa, Wu Shengli,  e o seu homólogo norte-americano John Richardson sobre reivindicações territoriais disputadas por Pequim no Mar do Sul da China.

Publicidade

As tensões entre as duas superpotências aumentaram na terça-feira, quando um navio da Marinha dos Estados Unidos navegou dentro da linha do raio de 12 milhas estabelecido pela China em torno das ilhas artificiais que construíram. Os EUA alegaram que estavam apenas a navegar em águas internacionais.

“(Eu) espero que os EUA valorizem a boa relação entre as marinhas da China e dos Estados Unidos para que este tipo de incidentes não voltem a acontecer”, disse Wu.

Ele descreveu a patrulha como um ato “perigoso [e] provocatório”, dizendo que novos incidentes poderiam resultar “numa situação que pressionasse a sério as forças de ambos os lados da linha da frente no mar e no ar.”

O diálogo terminou com uma nota cautelosamente positiva, com ambos os comandantes a concordarem em continuar a discussão sobre a questão e proceder com visitas agendadas ao porto naval e com trocas diplomáticas entre os dois países.

Artigo anteriorVasco Ribeiro nos ‘quartos’ da etapa do circuito mundial de surf em Peniche
Próximo artigoBebé nasce em ambulância dos bombeiros de Arcos de Valdevez a caminho do hospital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui