Início Culturas Animação Chapitô participa pela segunda vez no festival CIRCA em França

Chapitô participa pela segunda vez no festival CIRCA em França

711
0

Auch, França, 15 out (Lusa) – A Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô participa, pela segunda vez, no CIRCA, festival de circo que junta companhias europeias, em Auch, no sul de França, e que decorre de hoje até ao dia 25.

Um grupo de alunos finalistas do Chapitô vai apresentar, de 19 a 22 de outubro, o espetáculo “Emotions”, na 28.ª edição de um festival que constitui uma vitrina da criação circense contemporânea, na qual o circo se mistura com o teatro, a música e a dança.

A programação do espetáculo “Emotions” está enquadrada na secção “Circle”, que apresenta trabalhos da Federação Europeia das Escolas de Circo (FEDEC) – da qual o Chapitô é sócio fundador – e que conta com 55 escolas oriundas de 26 países.

Publicidade

“Este é o resultado do trabalho do Chapitô que é uma escola de circo profissional, única em Portugal, e estamos ao nível das outras escolas europeias. Temos vários alunos a caminho do ensino superior em vários pontos da Europa, como a Inglaterra, a Holanda, a Alemanha, a França e a Bélgica”, explicou à Lusa Teresa Ricou, diretora da escola, sublinhando que “França sempre foi um dos destinos de eleição para os alunos do Chapitô”.

A programação do festival conta, também, com ateliês de iniciação às artes circenses para as crianças, exposições de fotografia, projeções de filmes e encontros com os artistas.

Teresa Ricou vai também representar a Federação Europeia das Escolas de Circo, a 19 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica, numa sessão promovida pela Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia sobre a problemática da “educação inclusiva, diálogo intercultural e cidadania ativa”.

A fundadora do Chapitô vai “falar sobre a história das artes do circo e o projeto Chapitô como instrumento para a inclusão social”, acrescentou Teresa Ricou, dias depois de a escola ter participado no projecto “Circus for Inclusion”, no Festival Internacional de Circo Invasión Circense nas Canárias.

De 28 de abril a 24 de maio deste ano, Teresa Ricou foi, também, a madrinha da 8.ª edição do Festival Printemps d’Europe, na cidade francesa de Lyon, onde a companhia representou “Macbeth”, de Shakespeare.

O Chapitô – Coletividade Recreativa de Santa Catarina – foi fundado em 1981, enquanto associação cultural sem fins lucrativos, com atividades culturais, sociais e educativas, tendo criado, em 1991, a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo (EPAOE) com dois cursos de nível equivalente ao 12.º ano, “Artes e Animação Circense” e “Ofícios do Espetáculo”.

Artigo anteriorCoro Gulbenkian abre 27.ª Temporada Música em São Roque, sábado, em Lisboa
Próximo artigoObras na Auto-Estrada do Norte A7 entre Waldhof e Lorentzweiler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui