Início Economia Banco suíço encontra e bloqueia 2,1 ME de presidente da Câmara dos...

Banco suíço encontra e bloqueia 2,1 ME de presidente da Câmara dos Deputados do Brasil

1045
0

O banco suíço Julius Baer encontrou 2,4 milhões de dólares (2,1 milhões de euros) no nome do presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, e de familiares, e bloqueou a conta, informou hoje a imprensa brasileira.

Cunha é investigado pelas autoridades brasileiras após delatores de crimes na Petrobras afirmarem que Eduardo Cunha recebeu subornos em contratos da petrolífera e que o pagamento irregular havia sido depositado em contas no exterior.

O banco Julius Baer é o mesmo em que os ex-diretores da Petrobras Renato Duque e Jorge Zelada, e o ex-gerente Pedro Barusco tinham contas para depositar milhões de dólares recebidos em suborno, segundo o jornal O Estado de São Paulo.

Publicidade

O valor encontrado no nome de Cunha, da sua mulher e de uma filha está dividido entre ativos em dólares e francos suíços aplicados em fundos de investimento feitos por contas correntes de empresas “offshore” (baseadas em paraísos fiscais), e não foi declarada no imposto de rendimento do deputado, afirmou a imprensa brasileira.

Cunha é investigado pelo Ministério Público da Suíça por suspeita de corrupção ativa e branqueamento de capitais, e as autoridades do país estão a colaborar com os procuradores brasileiros.

O presidente da Câmara dos Deputados, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) negou desde o início das investigações ter recebido qualquer dinheiro de forma irregular, disse não ter contas no exterior e que não deixaria o seu cargo.

Na quarta-feira, um grupo de 29 deputados de seis partidos apresentou um pedido à Corregedoria da Câmara para que Cunha seja investigado por quebra de decoro parlamentar (desvio de conduta).

Artigo anteriorUnicer vai fechar fábrica de refrigerantes em Santarém com cerca de 150 trabalhadores
Próximo artigoFC Porto prossegue preparação a ‘meio gás’ devido ao trabalho das seleções

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui