A bailarina Mariana Tengner Barros vai apresentar o espetáculo “The Trap”, no sábado, no Festival Albania Dance Meeting, que irá dividir-se entre as cidades de Tirana e Durres, na Albânia, anunciou hoje a produção.
De acordo com a estrutura de produção artística EIRA, em Lisboa, da qual a criadora é artista associada, o espetáculo será apresentado na Galeria das Artes, em Tirana, capital albanesa, às 20:00.
No Festival Albania Dance Meeting vão participar artistas da Suíça, Kosovo, Itália e Albânia, além de Portugal.
“The Trap” foi estreado em 2011, no Festival Circular em Vila do Conde, e conquistou o Prémio Europeu de Jovem Coreografia – Prix Jardim d´Europe 2013 e o prémio do público na 30.ª edição do ImPulsTanz-Vienna International Dance Festival, na Áustria.
Neste espetáculo, Mariana Tengner Barros “interpreta divas do cinema e estrelas burlescas, para ter uma conversa com Deus sobre a arte e os mercados financeiros, numa peça onde as coisas nunca são realmente o que parecem ser”, segundo a sinopse da peça, divulgada pela EIRA.
A direção, conceção e interpretação de “The Trap” é de Mariana Tengner Barros, com textos da artista e de Nuno Miguel, que também assina a cenografia, com António MV. A música original é de Filipe Lopes.
Mariana Tengner Barros apresentou, como criadora, os solos “And So?…The End” (2010), “Après Le Bain” (2011) e “The Trap” (2011), em Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Bélgica.
Licenciou-se em dança pela Northern School of Contemporary Dance, no Reino Unido, em 2003, onde recebeu o prémio University of Leeds Arms Prize, por “Outstanding Achievement”.
“The Trap” resulta de uma coprodução entre a EIRA e o Circular – Festival de Artes Performativas de Vila do Conde, e conta com o apoio financeiro do programa de apoio à dança da Fundação Calouste Gulbenkian.
Mariana Tengner Barros é artista associada à EIRA, desde 2013, tendo sido artista residente de 2010 a 2012.