Início Culturas Dança Bailado “Pedro e Inês” de Olga Roriz abre hoje temporada da companhia...

Bailado “Pedro e Inês” de Olga Roriz abre hoje temporada da companhia nacional

2108
0
pedro e inês

Lisboa, 08 out (Lusa) – A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai abrir hoje a temporada 2015/16, no Teatro Camões, em Lisboa, com o bailado “Pedro e Inês”, da coreógrafa Olga Roriz, inspirado no célebre amor trágico da História de Portugal.

Com coreografia, dramaturgia e seleção musical de Olga Roriz, o espetáculo tem cenografia de João Mendes Ribeiro, figurinos de Mariana Sá Nogueira e desenho de luz de Cristina Piedade.

“Pedro e Inês”, estreado pela CNB em 2003, regressa hoje ao palco do Teatro Camões e fica até 24 de outubro e, segundo a companhia, fará uma digressão pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, nos dias 29 e 30 de dezembro.

Publicidade

O bailado é inspirado na tragédia amorosa entre D. Pedro I e D. Inês de Castro, contrariada em vida pelo pai do monarca, o rei D. Afonso IV, e que acabaria em assassinato e vingança.

Uma história que, segundo escreveu Olga Roriz num texto a propósito da obra, é “mortal e imortal, cheia de segredos transparentes, de meandros obscuros, de interesses privados, poder, defesas, fronteiras e, sobretudo, de uma louca e incondicional paixão”.

O espetáculo põe de parte a questão política do enredo, centra-se no drama passional e apresenta Pedro e Inês em sucessivos ‘flashbacks’ entre a fantasia e a realidade.

Sophia de Mello Breyner Andresen deu o mote à temporada anterior, enquanto a nova temporada é inspirada por outra poetisa portuguesa, Adília Lopes.

Artigo anteriorSobe para 26 número de mortos em bombardeamento de festa de casamento no Iémen
Próximo artigo“Ponte” tecnológica transmontana aproxima jovens emigrantes de pais e avós

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui