Início Mundo América Bahamas decreta estado de emergência devido a furacão Joaquim

Bahamas decreta estado de emergência devido a furacão Joaquim

1603
0

San Juan, 01 out (Lusa) – O primeiro-ministro das Bahamas, Perry Christie, declarou hoje o estado de emergência nas ilhas do sul do arquipélago, por causa das inundações causadas pela passagem do furacão Joaquim, considerado “extremamente perigoso” pelas autoridades locais.

Christie afirmou, em conferência de imprensa, que os relatórios iniciais chegados das ilhas de Acklins, Crooked Island, Exuma e Long Island apontam para inundações graves, o que levou à declaração do estado de emergência.

A situação nas ilhas de Cat Island, Rum Cay e Samana Cay também causa preocupação, pelas fortes chuvas registadas, mas não levou à sua inclusão na declaração.

Publicidade

O dirigente também se defendeu das acusações de negligência, feitas pela imprensa local, devido à alegada lentidão da resposta a um fenómeno que há algum tempo se sabia que ia acontecer.

Christie sublinhou que o governo não dispunha de legislação que permitisse a retirada obrigatória de pessoas das suas casas em zonas vulneráveis.

O comissário da polícia, Ellison Gleenslade, informou, por seu lado, que não há informação sobre mortes de pessoas causadas pelo furacão.

A população do arquipélago está estimada em 360 mil.

O ‘Joaquim’ ganhou hoje intensidade, sendo classificado na categoria 4, com ventos máximos de 210 quilómetros horários, na zona central das Bahamas.

A costa sudeste dos EUA deve sentir forte ondulação nos próximos dias.

Artigo anteriorMorto pela polícia o autor dos disparos numa universidade do Oregon
Próximo artigoTimor-Leste pede reforma da ONU para dar resposta a novos desafios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui