Início Atualidade Aumenta emigração para a Suíça

Aumenta emigração para a Suíça

2251
0
Nos primeiros seis meses do ano, aumentou o número de portugueses que procuraram na Suíça um futuro melhor. A emigração ultrapassou o crescimento observado em 2014, um indicador de que a retoma económica em Portugal não travou a emigração.
Entre janeiro e junho deste ano, partiram para a Suíça 9400 portugueses. São 13% do total de 72 308 pessoas que emigraram para aquele país.
Os portugueses foram a terceira comunidade mais representativa nas entradas na Suíça, depois de italianos e alemães.
Cada um destes países vizinhos da Suíça registaram uma parcela de 15%, segundo dados do Office Fédéral de la Statistique . No primeiro indicador disponível do comportamento da emigração portuguesa em 2015, verifica-se um aumento de 1800 emigrantes no primeiro semestre, face aos 7600 que escolheram a Suíça para viver em igual período do ano passado.
O investigador Rui Pena Pires, um dos intervenientes na Conferência Internacional ‘Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa’, em Lisboa, assinalou que “em termos absolutos a emigração não qualificada é maior, com destino ao Luxemburgo, França, Suíça”.
A maioria destes emigrantes procuram setores que estão em crise em Portugal, como a restauração ou a construção civil.
As ofertas profissionais no exterior deverão continuar a ser superiores às existentes em Portugal, e “a existência de núcleos de portugueses fora do País que apoiam novos emigrantes vão tornar menos arriscado o projeto migratório”, assinalou o investigador.
A Suíça e o Reino Unido foram os dois países que observaram um maior crescimento da emigração portuguesa desde o início da crise de 2009.

Publicidade
Artigo anteriorPríncipe saudita detido com duas toneladas de droga
Próximo artigoCasa do Design abre em novembro em Matosinhos com exposição da Experimenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui