Início Atualidade Ansião consolida cooperação com município de Cabo Verde

Ansião consolida cooperação com município de Cabo Verde

895
0

A Câmara de Ansião estabelece no sábado um protocolo com Mosteiros, município da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, que visa a cooperação entre os dois municípios, disse hoje o presidente da autarquia, Rui Rocha.

O acordo tem “como principais objetivos o reforço e a consolidação das relações de amizade e cooperação entre os municípios, bem como o desenvolvimento social e económico das respetivas populações”.

Rui Rocha revelou à agência Lusa que, no âmbito da assinatura do protocolo, será entregue “um envelope financeiro” para a construção de uma habitação social em Mosteiros. “Também estamos a trabalhar com a biblioteca municipal no sentido de ver como poderemos colaborar nesta área. Hoje mesmo estou com uma comitiva de Cabo Verde a visitar algumas empresas de Ansião para a possibilidade de negócios e investimentos que possam surgir entre os dois municípios “, acrescentou.

Publicidade

O presidente da câmara de Ansião, no distrito de Leiria, explicou que a oportunidade surgiu no âmbito da missão humanitária que a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria realizou à Ilha do Fogo em maio, após a erupção de um vulcão que afetou as populações locais.

“Nessa visita, foi possível estabelecer um protocolo entre a CIMRL e a Associação de Municípios da Ilha do Fogo e Brava. No âmbito desse protocolo foi colocada a possibilidade de alguns municípios estenderem as suas relações e avançou-se para este protocolo”, adiantou Rui Rocha, informando que esteve em Cabo Verde em agosto para uma “pré-adesão” do acordo, num encontro com a presença do primeiro-ministro daquele país.

O autarca afirmou ainda que a geminação com Mosteiros prevê a “promoção do turismo, da cultura, da agroeconomia e da partilha de boas práticas da administração local”.

Rui Rocha salienta que Cabo Verde é um “país irmão”, pelo que entende que “estão reunidas as condições para um trabalho profícuo para os municípios”.

Artigo anteriorLuxemburgo: “Os Lusitanos” organizam jantar-convívio
Próximo artigoHerrera, Varela, Cissokho e estreante Lichnovsky nos convocados do FC Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui