Após o impasse motivado pelo empate entre as listas “B” e “C” do círculo do Norte concorrentes ao Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) nas eleições do passado dia 6 de setembro, e tendo em conta o vazio na lei quanto a esta situação, o Secretário de Estado das Comunidades convocou a repetição das eleições para o próximo domingo, dia 11 de outubro.
As três lista irão, deste modo, disputar os dois lugares de conselheiros para o CCP.
Recorde-se que nas eleições de 6 de setembro a contagem feita pela assembleia de apuramento dos votos na embaixada concluiu o seguinte resultado: Lista “A”, encabeçada por Alfredo Stoffel, conseguiu 58 votos; a Lista “B“, encabeçada por Nelson Rodrigues, 54 votos; a Lista “C“ , encabeçada por por Manuel Machado, conseguiu igualmente 54 votos. “É perante este resultado que todas as listas poderão vir a disputar novas eleições” tinha afirmado há uns dias uma fonte do gabinete do Secretário de Estado das Comunidade.
No que respeita círculo do Sul, confirma-se a eleição dos dois candidatos eleitas pela Lista “B”, que, com 53 votos, conseguiu mais do dobro do que a lista A que conseguiu mobilizar apenas 19 votos.
O primeiro preponente da Lista “A”, Alfredo Stoffel, declarou ao Portugal Post que “de forma alguma iremos a eleições porque já as ganhámos. Somos a única lista que cumpriu todos os pré-requisitos que constam na lei e as outras duas listas têm de ser pura e simplesmente desqualificadas. Se o Sr. SECP (José Cesário) decidir agir de outra forma, fica desde já o aviso que já encaminhámos o processo para as entidades competentes para que de uma vez por todas se faça cumprir a legislação”.