Início Mundo Ásia Seul desconhece paradeiro de quase 700 refugiados norte-coreanos

Seul desconhece paradeiro de quase 700 refugiados norte-coreanos

1564
0

Seul, 27 set (Lusa) – O Governo de Seul revelou hoje que desconhece o paradeiro de quase 700 refugiados norte-coreanos, o que representa cerca de 2,6% dos que abandonaram o seu país para se instalarem na Coreia do Sul.

O Ministério da Unificação sul-coreano reconheceu que não conseguiu localizar 688 refugiados da Coreia do Norte, entre os 27.000 que Seul estima que se tenham instalado na Coreia do Sul nas últimas seis décadas.

Além destes, o ministério encarregado dos assuntos relacionados com a Coreia do Norte contabilizou em 664 os refugiados que agora residem noutros países, deppois de terem passado pela Coreia do Sul.

Publicidade

O facto de existirem dúvidas sobre o paradeiro e condição desse número de refugiados levantou dúvidas sobre o atual sistema de apoio a estes cidadãos que decidem abandonar o seu país.

“A Coreia do Sul precisa de oferecer um verdadeiro apoio e programas de integração social para os desertores norte-coreanos que atravessam a fronteira em busca de liberdade e prosperidade”, disse hoje o deputado do Partido Democrático Unido, na oposição, em declarações recolhidas pela agência Yonhap.

Os refugiados norte-coreanos que conseguem chegar à Coreia do Sul depois de fugirem do seu país têm de ser integrados num programa de adaptação de vários meses e recebem ajudas do Governo de forma temporária.

No entanto, várias organizações não-governamentais e até relatórios do governo de Seul expuseram as dificuldades de adaptação destes refugiados devido a fatores como as barreiras económicas e culturais ou a discriminação legal e social do seu país de acolhimento.

As autoridades de Seul revelaram também hoje que o número de refugiados norte-coreanos instalados na capital sul-coreana que pediram para mudar-se para outros países aumentou este ano para 22, em comparação com os 15 registados no ano passado.

Artigo anteriorVictor Enrich é o grande vencedor do festival Encontros da Imagem
Próximo artigoFC Porto e Benfica têm muito a ganhar e pouco a perder

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui