Início Estilos Propostas de Miguel Vieira e Carlos Gil desfilam hoje na estreia do...

Propostas de Miguel Vieira e Carlos Gil desfilam hoje na estreia do Portugal Fashion em Milão

1385
0

A Milano Moda Donna Fashion Week abre hoje a passerelle a nomes internacionais, pela primeira vez, e o Portugal Fashion vai levar até Itália as propostas de Miguel Vieira e Carlos Gil para a próxima estação quente.

Depois do arranque em Londres, o roteiro internacional do Portugal Fashion segue hoje para Milão para uma estreia naquela que a organização do evento nacional diz ser “a segunda mais importante semana de moda do mundo”, depois de Paris.

Nesta primeira vez em que a Milano Moda Donna Fashion Week acolhe criadores internacionais no calendário de desfiles, Miguel Vieira e Carlos Gil mostram as suas propostas no espaço The Mall, às 11:30.

Publicidade

De acordo com a antecipação feita à agência Lusa, Miguel Vieira apresenta hoje uma coleção inspirada na expressão gráfica, mais concretamente na arte abstrata, com coordenados sob o tema “Mondrian”, em que o preto e o branco são os elementos principais, em contraste com o uso de azul cobalto.

“Tecidos entrançados manualmente formam padrões que nos fazem lembrar os quadros de Mondrian. A sua representação, abstrata e minimalista, de formas geométricas com manifestações de blocos de cor, consistia em mostrar que tudo tem essência por trás da aparência e a sua intenção era revelar essa essência através do despojamento de cor, linhas ou formas.

É disso mesmo que trata esta coleção: revelar a essência de cada indivíduo que a veste”, explica o designer Miguel Vieira.

Já Carlos Gil desenhou e produziu para o verão 2016 ‘The New Sartorial’, uma personagem que o criador apresenta como “costureiro, escultor, pintor e arquiteto”, sendo o objetivo demonstrar que “a costura também é arte”.

A silhueta feminina é assim envolvida “com a mestria de um arquiteto, que veste as cidades de majestosos edifícios, estruturando o corpo mediante a mistura de curvas, diagonais e retas que se manifestam em pregueados e volumetrias”.

Aquando do anúncio desta estreia, no início de setembro, o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), João Rafael Koehler, tinha afirmado à agência Lusa que “Milão é sinónimo de design e criatividade, mas também de qualidade de confeção e de exigência”.

“Portugal está finalmente a dar provas globais de que é capaz de conciliar estas duas faces da moeda, por isso, entrar na semana de moda de Milão é não apenas um reconhecimento da evolução de toda a fileira moda portuguesa, como um sinal de que há ainda muitas oportunidades por explorar”, defendeu o responsável da associação que organiza o Portugal Fashion.

Depois de Milão, o roteiro internacional segue para Paris, apresentação que antecede a edição nacional do Portugal Fashion, este ano está a comemorar duas décadas.

A 37.ª edição está agendada entre os dias 21 e 24 de outubro, sob o tema ‘Celebration’.

Artigo anteriorFestival de paraquedismo reúne campeões mundiais em Portimão
Próximo artigoFIFA: Joseph Blatter e Michel Platini podem ser suspensos pelo Comité de Ética

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui