Início Culturas Animação Portugal em destaque na 10.ª edição do festival de animação de Genebra

Portugal em destaque na 10.ª edição do festival de animação de Genebra

1247
0

Genebra, 27 set (Lusa) – A 10.ª edição do Animatou, festival internacional de animação de Genebra, que tem início em Outubro, dedica um programa especial ao cinema de animação português e à cultura alentejana.

A convite do festival, a Casa da Animação inclui uma retrospetiva de filmes emblemáticos do cinema de animação português dividida por cinco temáticas e reunindo três gerações de realizadores.

“A Casa da Animação fez uma retrospetiva destacando os realizadores mais importantes e os mais novos”, disse à agência Lusa José António Cunha, curador do programa “Terra da gente” e membro da Casa da Animação.

Publicidade

O promotor destaca a presença, entre outros, de Abi Feijó e Regina Pessoa durante o festival.

Em paralelo, o Cinanima (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho) e o Monstra (festival de animação de Lisboa) irão promover uma série de nove curtas-metragens.

Em colaboração com o festival, o Museu etnográfico de Genebra (MEG) oferece um programa interdisciplinar gratuito para descobrir a cultura alentejana através de concertos, danças, produção de artesanato e degustações organizadas pela empresa About Alentejo.

Irão atuar Os Moços d’Uma Cana (viola campaniça) e Os Ganhões de Castro Verde (cante alentejano) enquanto a associação PédeXumbo irá organizar um ateliê de dança tradicional.

Neste contexto etnográfico, José António Cunha organiza uma mesa redonda sobre a identidade portuguesa e a emigração.

Segundo José António Cunha, o objetivo é “lançar um olhar sobre a identidade portuguesa” e entender “como ela se transforma quando as pessoas saem do seu país de origem”.

A música rock portuguesa também vai estar em destaque no festival com o primeiro concerto na Suíça dos Peixe Avião.

A Casa da Animação, sediada no Porto, é uma associação que participa na produção e na difusão de filmes de animação portugueses.

Durante o festival suíço, entre 01 e 11 de outubro, cerca de 250 curtas e longas-metragens internacionais serão apresentadas nas salas de cinemas independentes de Genebra.

Animatou é um único festival de animação desta envergadura na região francófona de Suíça.

Artigo anteriorJosé Luís Peixoto à descoberta de novos escritores em Moçambique
Próximo artigoMisericórdia de Paris detetou casos de “escravidão moderna” junto de portugueses

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui