Início Culturas Pintura Pintura sobre batalha de Alcácer-Kibir e D. Sebastião no Museu Soares dos...

Pintura sobre batalha de Alcácer-Kibir e D. Sebastião no Museu Soares dos Reis, Porto

1376
0

Porto, 24 de set (Lusa) – Uma obra sobre a Batalha de Alcácer-Kibir e o cadáver de D. Sebastião vai ser entregue ao Museu Soares dos Reis, no Porto, pelo Círculo Dr. José de Figueiredo/Amigos do MNSR, na sexta-feira, na comemoração do 75.º aniversário da associação.

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho Diretor do Círculo Dr. José de Figueiredo/Amigos do MNSR, Álvaro Pinto, informou que a pintura, sobre o reconhecimento do cadáver de D. Sebastião, junta-se agora ao estudo que o museu detinha sobre a mesma.

Para o presidente, a junção do estudo com a referida obra, da autoria de Caetano M. da Costa Lima, é “um caso raríssimo na história da arte”.

De acordo com Álvaro Pinto, o criador desta obra é o pintor que “melhor ilustra o género da pintura histórica” na galeria, um “tema essencial para o entendimento da cultura e mentalidades do século XIX e do Romantismo em Portugal”.

Na coleção do MNSR já existe um “pequeno esboço” deste mesmo tema e autor, “com uma composição muito semelhante”, embora de menores dimensões, que foi incorporada no Museu em 1962, proveniente do legado de Alberto Pinto dos Santos Vilares.

A obra agora angariada, “de dimensões consideravelmente maiores” e em “bom estado de conservação”, vai estar em exposição permanente no MNSR, podendo ser vista a partir de terça-feira, referiu ainda Álvaro Pinto.

Durante a entrega da pintura, adquirida pelos membros da associação, vão estar presentes “várias autoridades”, bem como personalidades associadas à cultura do Porto e de Lisboa, acrescentou o presidente da associação.

Artigo anteriorIraquiana distinguida com prémio do Real Instituto de Arquitetos Britânicos
Próximo artigoReceção ao caloiro substituída por Festival Aveiro é Nosso para integrar cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui