Início Portugal Covilhã: Autarquia entrega chave da cidade e medalha de ouro a Mário...

Covilhã: Autarquia entrega chave da cidade e medalha de ouro a Mário Soares

1306
0

A Câmara Municipal da Covilhã vai entregar a chave da cidade e a medalha de ouro de mérito municipal ao antigo Presidente da República Mário Soares, disse hoje à agência Lusa o presidente daquele município.

Vítor Pereira (PS) esclareceu que a deliberação foi aprovada por unanimidade em reunião de executivo e que as insígnias serão atribuídas no âmbito das comemorações do 145.º aniversário da Covilhã à categoria de cidade, a 20 de outubro.

“É uma homenagem simbólica, mas sentida, e com a carga afetiva com que os beirões sempre reconhecem os feitos dos seus concidadãos, no caso o pai fundador da democracia portuguesa”, referiu.

Publicidade

Segundo apontou, esta distinção será também uma forma de retribuir o apreço que Mário Soares sempre teve pela cidade, a qual, em 1988, e quando exercia as funções de Presidente da República, escolheu para receber as comemorações oficiais do 10 de Junho, Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“Foi a segunda vez que uma cidade não capital de distrito foi escolhida para ser a sede desta importante comemoração e portanto este será um gesto de gratidão para com uma personalidade que sempre foi um amigo da Covilhã”, à qual sempre se referiu como uma “cidade de trabalho e de tolerância, mercê da sua ancestral tradição operária e sindical”, apontou.

O autarca destacou ainda que “Mário Soares foi um dos primeiros políticos portugueses a preocupar-se, numa altura em que os dinheiros não abundavam, com o interior do país e com as dificuldades de toda a região”.

“Além disso, nem eu nem os covilhanenses esquecemos o precioso contributo que o doutor Mário Soares deu para prestigiar o nosso país, para o qual granjeou reconhecimento internacional e carinho”, acrescentou.

Segundo explicou, o convite a Mário Soares foi, na segunda-feira, entregue em mão pelo próprio presidente da Câmara da Covilhã, tendo o antigo Presidente da República agradecido e confirmado a presença na cerimónia de 20 de outubro.

Nesse dia, esta autarquia do distrito de Castelo Branco também distinguirá outras personalidades e instituições que desempenham um papel de relevo na cidade e no concelho.

Artigo anteriorFurtados objetos em duas centenas de campas de cemitérios de Pombal e Leiria
Próximo artigoBenfica vence Atlético Madrid por 2-1 e isola-se na frente do grupo C

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui