Início Sci-Tech Após 33 anos, Super Lua e Eclipse Total da Lua acontecem em...

Após 33 anos, Super Lua e Eclipse Total da Lua acontecem em simultâneo

1760
0

Na madrugada de 28 de setembro teremos um dos mais extraordinários e mais aguardados acontecimentos astronómicos do ano: a ocorrência de Super Lua em simultâneo com um Eclipse Total do astro.

Este fenómeno aconteceu apenas 5 vezes no século XX, e o último ocorreu em 1982. Tal fenómeno só vai voltar a acontecer em 2033.

O que é uma Super Lua e tudo que precisa de saber sobre o assunto

A Super Lua é uma Lua Cheia ou Lua Nova no seu ponto mais próximo da Terra. A Super Lua aparece-nos aproximadamente 12 a 14% maior e 30% mais brilhante.

Publicidade
  • A Super Lua acontece na noite de 27 para 28 de setembro, 2015
  • Na mesma noite acontece o eclipse total da Lua
  • A Lua estará eclipsada por mais de 3 horas.

A órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito, mas elíptico. O que faz com que por vezes a Lua esteja mais perto da Terra.

Isto significa que a distância entre a Lua e a Terra varia ao longo do mês e do ano. Em média, a distância é de cerca de 382,900 km.

Quando uma Lua Cheia coincide com uma maior proximidade da Terra, chama-se Super Lua, precisamente porque a Lua parece maior do que o habitual.

O termo Super Lua foi criado pelo astrólogo, Richard Nolle, em 1979.

Atualmente não há normas oficiais para definir quão perto, ou longe, a Lua deve de estar para se qualificar como Super Lua.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra está posicionada entre o Sol a Lua, e esta é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra.

Porque alguns dos raios de sol ainda conseguem passar a curvatura da Terra, a lua permanece visível. No entanto, a luz, que passa através da atmosfera, assume uma cor avermelhada – por isso há quem a chame de Lua de sangue.

O eclipse lunar será visível em Portugal continental e insular, na Europa Ocidental, América do Sul e Central, leste da América do Norte e África Ocidental,

Em Portugal, o início do eclipse total ocorre às 3h11min e o máximo do eclipse às 3h47min. Pelas 3h50min acontece o instante da fase de Lua Cheia e dá-se o eclipse da Super Lua. Pelas 4h24min termina o eclipse total e a lua sairá da sombra, perdendo o tom avermelhado.

A melhor ocasião para observar a Super Lua, normalmente é no seu nascimento, que no dia 27, em Portugal, acontece às 19h10min.

Vamos fazer uma história com todas essas fotos surpreendentes.

Artigo anteriorUm dia vamos vestir o computador
Próximo artigoProfecia da Lua de Sangue: a Ciência das Superstições do Eclipse da Super Lua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui