Início Luxemburgo Viagem ao tempo de Júlio Verne, em Fond de Gras

    Viagem ao tempo de Júlio Verne, em Fond de Gras

    1082
    0

    É certamente difícil acreditar que este vale, verde e tranquilo, onde o Fond-de-Gras pode ser encontrado foi uma importante área industrial durante quase um século. Curiosamente, foi aqui que o minério de ferro extraído das minas vizinhas foi transportado de comboio para os fornos, a fim de ser transformado em aço.

    trem1900

    Acessível pelo romântico “Trem 1900”  e as suas locomotivas a vapor (acessos a partir da plataforma do ‘Trem 1900’ ao lado da estação CFL de Pétange) ou de carro a partir de Niederkorn, o museu ao ar livre do Fond-de-Gras pode ser visitado para o seu próprio lazer. Painéis informativos fornecem informações sobre as atividades industriais que aconteceram aqui a partir do final do século 19. Ao longo deste passeio, os visitantes podem aceder a vários edifícios (na época, domingos e feriados). binkCom as suas altas estruturas todas feitas de madeira, a velha mercearia Binck mergulha o visitante num ambiente suave, nostálgico. A estação de energia elétrica Paul Wurth com a sua notável arquitetura (aço e tijolos) é um local de exposição incomum. Finalmente, seria uma vergonha não desfrutar do belo terraço do café-restaurante ‘Bei der Giedel’, um velho bistrô, com uma atmosfera muito especial.

    Publicidade

    A poucos minutos de distância do café-restaurante, está a plataforma de partida do “Minièresbunn”, comboio mineiro. O comboio leva os visitantes ao coração das antigas galerias de mineração (usar roupas quentes) para chegar à vila de Lasauvage. Uma antiga aldeia mineira com habitação típica, minasLasauvage tem dois museus. O Museu Eugène Pesch apresenta uma coleção de fósseis, minerais e ferramentas de mineração. O Espace Muséologique é dedicado à história da aldeia e aos soldados que se esconderam na galeria “Hondsbësch” durante a Segunda Guerra Mundial para evitar ter que usar um uniforme inimigo.

    O Fond-de-Gras também é muito interessante para quem gosta de passeios pela natureza. Na verdade, o velho local de exploração mineira a céu aberto “Giele Botter” é agora uma reserva natural onde a vegetação e fauna estão a ser repostas. Muitos caminhos temáticos (com marcadores e painéis explicativos) cobrem o ‘Giele Botter “, que só é acessível a pé a partir do estacionamento em frente do Fond-de-Gras vindo de Niederkorn. É a partir deste mesmo lugar que o “Tëtelbierg” pode ser alcançado. Neste contraforte rochoso de 50 hectares, as escavações importantes lançaram luz sobre vestígios arqueológicos, o mais velho dos quais remontam a 1 aC.

    Titelberg018

    Texto traduzido de “Industry and Railwaypark Fond-de-Gras”, http://www.visitluxembourg.com/en/place/museum/industry-and-railwaypark-fond-de-gras

    Artigo anteriorSíria: França bombardeia pela primeira vez posições do Estado Islâmico
    Próximo artigoSegunda-feira vai “madrugar” com Super Lua e eclipse total da Lua

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui