Início Cinema Coprodução portuguesa “Gaza, mon amour” premiada no festival de cinema de Toronto

Coprodução portuguesa “Gaza, mon amour” premiada no festival de cinema de Toronto

141
0

O filme palestiniano, com coprodução portuguesa, “Gaza, mon amour”, dos irmãos Tarzan Nasser e Arab Nasser, foi um dos premiados do 45.º Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), foi hoje anunciado.

“Gaza, mon amour” venceu o prémio NETPAC, tendo o júri escolhido este filme pelo “comovente, instigante e poético conto de emoções não ditas retratando a vida diária de Gaza”, refere a organização num comunicado hoje divulgado.

A longa-metragem de ficção, que se estreou no festival de Veneza antes de chegar a Toronto, foi parcialmente rodada no Algarve e inspira-se numa história verídica ocorrida em Gaza, em 2014, quando um pescador encontrou uma estátua de Apolo no mar.

Publicidade

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), codirigido pela programadora portuguesa Joana Vicente, decorreu, entre 10 de setembro e sábado, com uma programação reduzida, por causa da covid-19, e virada sobretudo para o ‘online’, embora com alguns eventos presenciais limitados.

O vencedor do prémio FIPRESCI foi “Beginning”, da georgiana Dea Kulumbegashvili.

O 45.º TIFF contou também com a produção portuguesa “Elo”, de Alexandra Ramires.

Com animação a grafite em papel e sem diálogos, “Elo” integrou o programa de curtas-metragens do festival”Elo”, com argumento de Alexandra Ramires e da escritora Regina Guimarães, é ainda o primeiro filme da realizadora em nome próprio, depois de ter coassinado “Água mole”, com Laura Gonçalves, que soma 19 distinções internacionais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.