Início Saúde Covid-19: Número de casos positivos em lar de Torres Vedras aumenta para...

Covid-19: Número de casos positivos em lar de Torres Vedras aumenta para 72

196
0

O número de pessoas infetadas com covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, aumentou hoje para 72, das quais cinco estão hospitalizadas e outras 10 a ser transportadas para o hospital, informou a Câmara.

Os 160 testes efetuados a utentes e profissionais do Lar de Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, resultaram “positivo para um total 48 utentes e 24 funcionários”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz, o único ativo no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foi detetado na segunda-feira. Até ao final do dia de quarta-feira tinham sido confirmados resultados positivos respeitantes a cinco utentes e três funcionários.

Publicidade

Além do aumento para um total de 72 casos, a situação levou já “ao internamento de cinco utentes” e, segundo o autarca, “há mais dez que necessitam de observação médica e que estão hoje a ser transportados para o Hospital de Torres Vedras”.

À Lusa, Carlos Bernardes disse ainda que no lar “foi criada uma área covid e outra não covid, para permitir o isolamento dos utentes infetados”, não sendo necessária a retirada dos idosos para outras instalações.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter mais esclarecimentos junto da direção do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz.

Na sua página da rede social Facebook, a instituição publicou na segunda-feira um comunicado esclarecendo que, “tendo em conta o atual cenário de surto” de covid-19, a instituição “tomou as medidas preventivas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e implementou o seu Plano de Contingência, procurando garantir a segurança dos seus utentes e colaboradores, e que a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 708 mil mortos e infetou mais de 18,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.743 pessoas das 52.061 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.