Início Mundo América Presidente dos EUA afirmou hoje que as relações do país com a...

Presidente dos EUA afirmou hoje que as relações do país com a China estão “severamente danificadas”

66
0
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que as relações do seu país com a China ficaram “severamente danificadas” com a pandemia de covid-19 e antevê difícil uma segunda fase do acordo comercial bilateral.

No início do ano, Estados Unidos e China pareciam empenhados em encontrar um fim para a guerra comercial que dura há dois anos e assinaram a ‘Fase Um’ de um novo acordo económico, com promessas de entendimento diplomático.

Contudo, com a pandemia de covid-19, as tensões entre os dois países aumentaram, com queixas mútuas de má gestão da crise sanitária, com os EUA a acusar a China, epicentro inicial do novo coronavírus, de não terem dado um alerta atempado sobre os riscos iminentes.

Hoje, durante a viagem para um comício na Florida, Trump insistiu, em declarações aos jornalistas, que a China “poderia ter parado” a pandemia, mas que “não o quis fazer”, reconhecendo que as relações entre os Estados Unidos e a China estão “severamente danificadas” depois desta crise.

Publicidade

Questionado sobre se haveria uma ‘Fase Dois’ do acordo comercial com a China, Trump respondeu que ainda não tinha pensado nisso.

Pequim não reconhece qualquer falha nos compromissos com os EUA e, esta semana, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, apelou a uma reconciliação entre os dois países, propondo a elaboração de uma lista de questões em disputa, para que seja encontrada uma solução diplomática.

Fonte: Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.