Início Atualidade Países com falta de medicamentos para HIV devido à pandemia – OMS

Países com falta de medicamentos para HIV devido à pandemia – OMS

135
0
Foto: JANNOON028/ISTOCK
Quase 100 países estão a ficar sem medicamentos para as pessoas com HIV por causa da interrupção de fornecimentos provocada pela pandemia da covid-19, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a agência das Nações Unidas, um total de 73 países comunicou que está à beira de esgotar as reservas de medicamentos antirretrovirais e outros 24 estão com reservas criticamente baixas.

Só nesses 24 países, cerca de 8,3 milhões de pessoas precisam desses medicamentos para sobreviver, um terço do total de pessoas infetadas com o HIV em todo o mundo, refere a OMS em comunicado.

A escassez deve-se a atrasos nas entregas dos antirretrovirais e à paragem forçada do transporte aéreo e terrestre, que se junta às limitações no acesso a serviços de saúde interrompidos durante as fases críticas de confinamento por causa da pandemia.

Publicidade

A OMS chega a estas conclusões ao cabo de uma sondagem internacional iniciada em maio, em que avisou que as perturbações no fornecimento de medicamentos para o HIV poderiam fazer duplicar as mortes por Sida só na África subsaariana, já este ano.

O diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, apelou às nações para que estas não permitam que haja um retrocesso em tudo o que se conquistou no tratamento do HIV, dando os cuidados necessários àqueles que necessitam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.