Início Culturas Exposições Luxemburgo: Exposição sobre refugiados judeus entre Portugal e Luxemburgo agora com visitas...

Luxemburgo: Exposição sobre refugiados judeus entre Portugal e Luxemburgo agora com visitas guiadas em português!

159
0

A associação MemoShoah responsável pela exposição “Portugal e Luxemburgo – Esperança em tempos de angústia” na Abadia de Neimenster disponibiliza agora visitas guiadas em várias línguas incluindo em português.

Em 10 de maio de 1940, a invasão alemã fez com que 45.000 pessoas deixassem o Luxemburgo. Entre esses fugitivos, a família grã-ducal, o governo luxemburguês no exílio e muitos refugiados judeus que encontrarão asilo em Portugal. Dezenas de milhares de pessoas deixaram o Luxemburgo. O que eles têm em comum: ter passado pela estação de Vilar Formoso, uma vila na fronteira com a Espanha e que agora abriga o Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz, dedicado aos refugiados que cruzaram a fronteira durante a Segunda Guerra Mundial .

Na origem desta exposição, o desejo da associação MemoShoah Luxembourg de destacar o exemplo de países que receberam refugiados em situações de profunda angústia, fugindo de guerra ou miséria, como poderia ter sido o caso de Cidadãos luxemburgueses e depois portugueses. Os laços históricos com Portugal serão estreitados e os cidadãos portugueses de origem imigrante contribuirão de maneira duradoura para o desenvolvimento económico, mas também social e cultural do Luxemburgo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.