Início Atualidade Jean Castex foi nomeado por Macron para primeiro-ministro

Jean Castex foi nomeado por Macron para primeiro-ministro

125
0
Jean Castex, o novo primeiro-ministro francês. Foto: © Sénat
O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou esta sexta-feira o antigo conselheiro de Nicolas Sarkozy, Jean Castex, como primeiro-ministro.

Castex não é muito conhecido pelo público em geral, mas é elogiado pela sua eficiência e capacidades interpessoais. Embora nunca tenha sido ministro, preside a Câmara Municipal de Prades, nos Pirinéus Orentais, e ocupou o cargo de secretário-geral adjunto do Palácio de Eliseu, no final do mandato de Sarkozy.

As suas orientações políticas levam-no a adotar uma posição mais à direita, contudo, revela ser um homem de diálogo. Além disso, é descrito como alguém que faz um bom trabalho e o executa de forma rápida e constante.

A sua vida profissional e política sempre foi muito orientada para o setor social e para a saúde, uma vez que foi Diretor de internamento no Ministério da Solidariedade entre 2005-2006, e chefe de gabinete de Xavier Bertrand, ministro da Saúde entre 2006-2007 e do trabalho entre 2007-2008.

Publicidade
Além de ter lidado feito o primeiro plano de pandemia na altura do vírus H5N1, o agora primeiro-ministro francês, também teve de lidar com outras questões sensíveis, nomeadamente,o serviço mínimo dos transportes e a reforma dos regimes especiais de pensões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.