Início Atualidade Inspeções: Novas leis e controlos mais rigorosos

Inspeções: Novas leis e controlos mais rigorosos

125
0
As inspeções feitas a veículos foram alvo de revisão, fazendo com que surgissem novas leis que já estão no Diário da República. Além disso, haverá algumas mudanças a registar que irão entrar em vigor a partir de novembro.

Dentro de quatro meses, as inspeções feitas aos veículos irão ter um controlo mais rigoroso. Os centros de inspeção vão passar a avaliar se os veículos possuem o respetivo filtro de partículas. O filtro de partículas é um filtro cerâmico que está colocado entre a linha de escape dos motores turbodiesel (a partir de agora todos os motores a gasolina passam a ter este componente) e evitam a emissão de partículas nocivas para a atmosfera.

Segundo com Paulo Areal, presidente da Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel (Ancia), “Todo o investimento necessário em equipamento para fiscalizar as emissões de partículas foi realizado em 2014, quando saiu a diretiva europeia e nós fomos informados que iria ser implementada em Portugal. Nessa altura, investimos mais de 30 milhões de euros, para ter tudo pronto, mas como só agora o IMT definiu o quadro legal, só a partir de novembro vamos poder começar a impor os limites que já são aplicados há muito pelos restantes países europeus.”

A peça em questão, quando começa a dar problemas, é muito dispendiosa pelo que, por vezes, a solução mais simples é retirá-la. Contudo, apesar de ser ilegal, o Jornal Observador revela que existem empresas a anunciar que realizam esta operação sem que os centros de inspeção consigam detetar a remoção da peça.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.