Início Comunidades Venezuela: Dois cantores unem vozes para homenagear Portugal

Venezuela: Dois cantores unem vozes para homenagear Portugal

206
0

Os cantores venezuelanos, Deborah Emperatriz e Humberto Baralt, homenagearam no domingo, num concerto ‘online’ a comunidade portuguesa na Venezuela e assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O concerto “Um canto a Portugal” foi gravado na casa do embaixador de Portugal em Caracas, Carlos de Sousa Amaro, e incluiu peças musicais portuguesas como “O Pastor” e “A Andorinha da Primavera”, dos Madredeus, “Oiça lá ó Senhor Vinho” e “Cheira a Lisboa”, de Amália Rodrigues.

Ricardo Escórcio (viola), também autor da adaptação musical, Aquiles Hernández (violino), Ricardo Escorcio (violão) e César Giuliani (violoncelo) acompanharam os cantores.

Publicidade

“É inegável o contributo da comunidade portuguesa em terras venezuelanas, não apenas pela enorme integração no dia a dia do venezuelano, mas pelo que isso significa para os nacionais [venezuelanos], pela presença próxima e solidária dos imigrantes portugueses em cada comunidade e região do país”, de acordo com o texto de apresentação do concerto.

Para o embaixador português, Carlos de Sousa Amaro, o concerto, que assinalou o Dia de Portugal, permitiu “celebrar um passado, viver um presente e idealizar um futuro”.

“A cultura e a memória coletiva são os melhores elos entre esses momentos e a nossa experiência histórica. Os portugueses, orgulhosos da sua cultura, sempre fizeram dela um cartão de visita em todo o mundo, incluindo a tolerância e a interculturalidade como característica dominante”, indicou, em comunicado.

O diplomata destacou “a importância de continuar com a tradição musical” local do Dia Nacional, “apesar das restrições conhecidas por todos”, impostas pela covid-19, que levaram a este desafio a jovens figuras da música venezuelana para interpretarem música portuguesa.

“Desde que as medidas de distanciamento social foram implementadas, a música e os artistas deixaram os cenários para inundar as redes sociais e continuar a oferecer o seu talento ao público. É um esforço conjunto para criar consciência sobre a necessidade urgente de ficar em casa, ser responsável durante esta crise global da saúde até que voltemos a ouvir música em auditórios e teatros novamente”, disse.

Deborah Emperatriz é uma jovem cantora venezuelana formada no Sistema de Orquestras Nacionais e Infantis da Venezuela, que se tem destacado a solo em diferentes espetáculos, entre eles os de Queen e Metallica Sinfónico.

Integrou a Coral Simón Bolívar e a Academia de Canto Fedora Alemão e a Orquestra de Rock Sinfónico Simón Bolívar.

Humberto Baralt é um tenor venezuelano que interpretou o papel de Jean Valjean na versão venezuelana de “Os Miseráveis”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.