Início Atualidade Luxemburgo: A crise aumentou a despesa com a Segurança Social

Luxemburgo: A crise aumentou a despesa com a Segurança Social

169
0
O ministro da Segurança Social, Romain Schneider.
Devido à pandemia Covid-19, a despesa com a Segurança Social tem aumentado significativamente. Contudo, é possível que a instituição se mantenha num nível positivo.

Esta segunda-feira, o ministro da Segurança Social, Romain Schneider, revelou números encorajadores à Câmara de Deputados. Apesar de um aumento significativo da despesa (mais 9,2% contra 5,6% em 2019), enquanto que as receitas só crescem 0,7% (5,7% em 2019), é esperado que a Segurança Social se mantenha em excedente em 162 milhões de euros, no ano de 2020. O resultado positivo tem que ver com o seguro de pensões, que tem um excedente de 700 milhões de euros.

Embora os números sejam positivos, há uma grande discrepância com o ano de 2019. Esta deterioração deve-se às consequências da pandemia, que continua incerta. Por exemplo, as licenças familiares tiveram um impacto de cerca de 330 milhões de euros para a Segurança Social, que assumiu a parte patronal e teve de dar respostas a várias exigências.

 

Publicidade

Se por um lado o primeiro dia de incapacidade de trabalhou custou 156 milhões de euros à CNS, por outro lado, a “chômage partiel” custou cerca de 103 milhões de euros, em que 25 milhões diminuíram nas contribuições arrecadadas.

 

Estima-se que o seguro de saúde tenha um défice de 550 milhões de euros e o seguro de dependência um saldo positivo de 30 milhões de euros. Um dos efeitos da crise é que a proporção de dinheiro reservado pelos seguros está a decrescer. Em 2019, a reserva existente era e equivalente a 30% das suas despesas. Já em 2020, a quota irá descer para 11%, ligeiramente acima do mínimo legal que é de 10%.

 

As previsões para o próximo ano são mais preocupantes, uma que vez estão ligadas à evolução da pandemia. De momento, o ministério espera que a despesa aumente 1,5% e que as receitas aumentem 2,8%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.