Início Ambiente Como a domótica o pode ajudar a ser mais sustentável?

Como a domótica o pode ajudar a ser mais sustentável?

1344
0

A domótica pode ser definida como o conjunto de tecnologias aplicadas ao controlo e automatização inteligente da sua casa, o que permite uma gestão eficiente do uso de energia, oferecendo segurança e conforto ao seu lar.

O setor da domótica evoluiu consideravelmente nos últimos anos e atualmente oferece uma alta gama de serviços. Hoje, a domótica oferece-nos soluções dirigidas a todo o tipo de lares, tendo um único objetivo: aumentar a qualidade de vida e o conforto do lar.

O que a domótica pode fazer por si

Publicidade

Controla tudo o que acontece

Subir e baixar persianas ou toldos, regular a iluminação, ligar o ar condicionado, ativar alarmes ou controlar qualquer dispositivo eletrónico são algumas das situações possíveis que a domótica permite. Além disto, pode ainda determinar quando é que a sua máquina de lavar deve terminar a lavagem, ou que o seu frigorifico não gaste demasiada eletricidade.

Também pode automatizar a manutenção da piscina, e até facilitar aos membros da familia disfrutar da música que desejem em toda a casa.

Para potênciar ainda uma casa inteligente sustentável, pode começar com sistemas simples, como uma ficha elétrica inteligente, e depois incorporar um central e adicionar dispositivos eletrónicos.

Eficiência energética

Uma das vantagens da domótica com tem mais peso é a poupança energética adquirida pelo lar. O aumento contínuo do preço da eletricidade é um problema para muitos lares e a domótica é uma opção fácil e simples para reduzir a conta de energia.

O sistema inteligente ajuda a reduzir a fatura da luz através do uso racional de energia, pois controla a energia que se consome, regula o ar condicionado de acordo com a temperatura da casa e controla a água e a temperatura da caldeira elétrica.

Torna a vida mais fácil

Uma casa domótica é uma casa inteligente e eficiente, que com pequenos gestos, torna o dia a dia mais fácil.

Simples e intuitiva, é assim que se pode definir a domótica. Apesar de parecer um sistema complexo, é muito fácil de usar. O mais normal é que, em cada divisão, exista um botão, que nos permita usar o sistema de forma manual

A partir de casa ou à distância

Uma das principais vantagens da domótica é que pode ser usada estando no seu sofá em casa, mas também se tiver no trabalho. Para isso, basta que use um smartphone, tablet ou computador, e que tenha ativo o seu serviço de telecomunicações móveis.

Desta forma, a domótica está constantemente conectada aos eletrodomésticos do seu lar, para que possam ser controlados, onde até mesmo pode dar-lhes instruções através da voz a partir de casa ou de outro lugar, de maneira simples e rápida.

Poupa tempo

Para realmente aproveitar o tempo durante o dia e a noite, o sistema domótico incorpora funções relacionadas com a segurança doméstica, eficiência energética e bem-estar do lar, poupando 50.000 tarefas manuais por ano agindo como um assistente pessoal da sua casa

Protege e cuida de si

O sistema da domótica geralmente tem incorporado uma aplicação mediante a qual pode receber avisos de certos incidentes que ocorrem em casa, tais como uma torneira avariada, faltas de eletricidade e fugas de gás, evitando assim problemas maiores.

Para que tudo funcione na perfeição, terá de ter em conta cada aspecto da casa de forma a não haver falhas de qualquer tipo. O sistema domótico deve ser acompanhado por um bom isolamento e uma distribuição regular dos eletrodomésticos inteligentes.

Domotizar um lar pode contribuir para melhorar a segurança através sensores de ruído, controlo da mobilidade de objetos estranhos, detetores de incêndio e inundações.

De facto a domótica é um mundo com muitas possibilidades para o seu lar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.