Início Saúde Covid-19: Autarcas de Viseu indignados por falta de medidas para emigrantes

Covid-19: Autarcas de Viseu indignados por falta de medidas para emigrantes

149
0

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões mostraram-se hoje indignados por ainda não terem sido tomadas medidas relativas à chegada de emigrantes à região, como o isolamento profilático, de forma a evitar o contágio do novo coronavírus.

“A situação tem vindo a agravar-se, hora a hora, colocando em risco toda a população destes concelhos, expondo-a a um elevado risco de contágio”, referem os autarcas, em comunicado.

Atendendo à evolução da situação epidemiológica na região, e uma vez que se está a verificar “o regresso de muitos cidadãos de outras regiões do país, assim como de emigrantes, aos seus concelhos de origem”, os autarcas entendem que já deviam ter sido tomadas “medidas urgentes”.

Publicidade

“Não entende esta Comunidade Intermunicipal que, ao contrário de outras autoridades de saúde, não tenha sido ainda determinado, nesta região, o isolamento profilático destes mesmos cidadãos”, sublinham.

Quer a Comunidade Intermunicipal, quer vários autarcas da região têm vindo, desde quinta-feira, “pelos mais variados canais, a comunicar este problema à Autoridade de Saúde Publica da Administração Regional de Saúde do Centro, não tendo obtido, contudo, qualquer resposta”, acrescentam.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Em Portugal, há 33 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.

Dos infetados, 203 estão internados, 48 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.