Início Política OGBL organiza um serão sobre os e as “invisíveis”

OGBL organiza um serão sobre os e as “invisíveis”

152
0
Foto: OGBL

A OGBL organiza um evento aberto ao público sobre aquelas e aqueles que são invisíveis para muita gente, aqueles e aquelas que fazem um trabalho que muitos teimam em não ver, mas é precisamente quando não o fazem que se nota a sua ausência: os agentes de limpeza, sejam mulheres ou homens que trabalham neste setor de atividade, que emprega mais de 11 mil pessoas no Luxemburgo.

O evento, subordinado ao tema “Limpeza, a que preço? Agente de limpeza, uma profissão que não é valorizada” tem lugar nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, entre as 18h30 e as 20h30, na Câmara dos Assalariados (CSL-Chambre des salariés du Luxembourg), que fica situada no n°2 – 4 rue Pierre Hentges, em Bonnevoie, na capital.

Se este assunto lhe interessa, venha participar neste serão e fique a saber mais sobre um trabalho demasiadas vezes não valorizado. Há cada vez mais homens a travalhar neste setor, mas a maioria dos agentes de limpeza continuam a ser mulheres. Os agentes de limpeza trabalham quando os outros estão a descansar: muito cedo pela manhã ou ao serão. E também ainda demasiadas vezes as pessoas que fazem a limpeza dos espaços onde vivemos e trabalhamos sentem-se “invisíveis”.

Publicidade

É por essa razão que o Sindicato da Limpeza da OGBL, juntamente com organizações como a Câmara dos Assalariados, o CID-Femmes (Centro de Informação e de Documentação sobre Mulheres), o Centro para a Igualdade de Tratamento (CET), o LISER-Instituto de Pesquisa Socioeconómica do Luxemburgo e a Universidade do Luxemburgo, entre outras, organiza este evento que vai permitir que todos tomem consciência da realidade deste trabalho.

Um estudo, um filme, um debate

O serão abre com as intervenções de Isabelle Schmoetten, do CID-Femmes, Nora Back, que é simultaneamente presidente da OGBL e da Câmara dos Assalariados, e de Tom Hansen, do Ministério do Trabalho.

Segue-se a apresentação de um estudo do LISER, o Instituto de Pesquisa Socioeconómica do Luxemburgo, sobre o sector da limpeza no Luxemburgo.

A secretária central do Sindicato da Limpeza da OGBL, Estelle Winter, faz a introdução à exibição do documentário “Os Invisíveis”, um filme realizado pela equipa técnica da OGBL e em estreita colaboração com o Sindicato da Limpeza da OGBL. Um filme em que os agentes de limpeza falam na primeira pessoa sobre a realidade do seu trabalho.

Haverá ainda tempo para uma mesa-redonda com as mulheres e homens agentes de limpeza que participam neste serão que vão poder falar ao vivo sobre as suas condições de trabalho, mas também sobre a discriminação que sentem no seu dia-a-dia.

No fim do debate, o evento encerra com o “Copo da Amizade e da Igualdade”.

O serão, para o qual a entrada é livre, decorre em francês e luxemburguês, com tradução simultânea para português.

Agenda:

28 de fevereiro, 18h30: Serão “Limpeza, a que preço? Agente de limpeza, uma profissão que não valorizada” na Câmara dos Assalariados, em Bonnevoie.

29 de fevereiro-1 de março: Visite o stand da OGBL no Festival das Migrações.

7-8 de março: A OGBL participa e apoia a Greve das Mulheres. Dia 7, sábado, de manhã: Acções locais e temáticas; de tarde: Grande manifestação na cidade do Luxemburgo; à noite: Serão Feminista nas Rotondes, Bonnevoie. Dia 8, domingo: Encontro aberto para a avaliação do dia da Greve das Mulheres na Abadia Neimënster, Grund. Mais informações em: www.fraestreik.lu

11 de março, 18h30: Encontro de candidatos para as eleições da Câmara dos Funcionários e Empregados Públicos, no Casino Syndical de Bonnevoie

28 de março, 15h30: Marcha pela Paz, concentração no Glacis e na Place Clairefontaine, na cidade do Luxemburgo.

28 de abril, 18h: Encontro politico por ocasião do Dia do Trabalho (1°de Maio) no Centro Desportivo Roll Delles, em Mondorf-les-Bains.

29 de abril, 8h-18h: Fórum para a Segurança e a Saúde no Trabalho, na Luxexpo, em Kirchberg

1 de maio, 11h-18h: Festa do Trabalho e das Culturas pelo 1° de Maio, na Abadia Neimënster, em Luxemburgo-Grund.

 

Informações práticas:

SICA: O Serviço Informação, Aconselhamento e Assistência (SICA) da OGBL tem novos horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os horários e os dias de atendimento foram alargados para melhor atender os sócios.

=> A OGBL informa e explica. A OGBL é a n°1 na defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores e dos reformados portugueses e lusófonos. Para qualquer questão, contacte o nosso Serviço Informação, Conselho e Assistência (SICA), através do tel. 26 54 37 77 (8h-17h) ou passe num dos nossos escritórios: 42, rue de la Libération, em Esch-sur-Alzette; 31, rue du Fort Neipperg, na cidade do Luxemburgo; e noutras localidades. Saiba onde se situam as nossas agências no Grão-Ducado e nas regiões fronteiriças em www.ogbl.lu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.