Início Culturas Património Lançado concurso para obras no claustro real do Mosteiro da Batalha

Lançado concurso para obras no claustro real do Mosteiro da Batalha

284
0
O concurso para a realização de obras no claustro real do Mosteiro Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, foi lançado hoje em Diário da República, com um preço base de 694.276 euros.Segundo o documento, o concurso prevê a recuperação dos claustros de João I e Afonso V, numa intervenção que tem um prazo de execução de um ano.

“Esta era uma obra prioritária e há muito que esperamos a sua concretização. Finalmente, verificamos que o processo está a andar”, disse à agência Lusa o diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo.

Segundo este responsável, a intervenção destina-se sobretudo à limpeza do claustro real e sua conservação. “Consideramos urgente e necessária a limpeza de todas as fachadas dos claustros, que estão muito expostas aos ventos de norte e noroeste e são uma zona mais agredida pela chuva e menos [soalheira]”, constatou Joaquim Ruivo.

O diretor do mosteiro revelou ainda que estas condições atmosféricas têm afetado bastante as decorações manuelinas, umas das primeiras a serem construídas, tendo como consequência a infestação de líquen.

Publicidade

“Temos de realizar agora a limpeza e a conservação, para que daqui a 100 anos não estejam desaparecidas.”

Insistindo que “esta é uma obra fundamental”, que conta com financiamento europeu, Joaquim Ruivo informou que na limpeza das pedras será utilizado um hidrofugante, produto “certificado e testado”, que irá conferir uma maior durabilidade à limpeza e conservação e “impedir infiltrações”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.