Início Desporto Câmara de Lisboa aprova moção para promover ‘fair-play’ no desporto

Câmara de Lisboa aprova moção para promover ‘fair-play’ no desporto

96
0

A Câmara de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, uma moção que visa promover o ‘fair-play’ e a paz social no desporto e contrariar os fenómenos de violência que têm acontecido na capital.

O documento, do vereador João Pedro Costa (PSD), pede à câmara, liderada pelo PS, a mobilização dos clubes da cidade “para a necessidade de reforçar a cultura de promoção do ‘fair-play’ na prática desportiva, promovendo o exemplo para o exterior por parte dos agentes desportivos”.

A autarquia deverá também, destaca a moção, reforçar junto dos clubes, da PSP e do Governo a necessidade de garantir a segurança nos recintos desportivos e nas zonas envolventes.

Publicidade

No entender do vereador, a Câmara de Lisboa deve apelar às entidades competentes que tenham “especial atenção” a comportamentos não aceitáveis por parte de grupos organizados de adeptos, “de modo a estancar situações inaceitáveis recentes e a sensação frequente de perigo que os cidadãos sentem quando se cruzam com estes grupos em dias de eventos desportivos”.

“Os clubes de Lisboa, os seus adeptos, atletas e dirigentes, e mesmo a população em geral, têm sido também vítimas de violência associada ao desporto, em situações intoleráveis às quais não se podem fechar os olhos”, realça a moção aprovada em reunião do executivo municipal, dando como exemplo a invasão à academia do Sporting, em Alcochete, em maio de 2018.

O documento sugere, assim, que o município convide os principais clubes desportivos, sedeados em Lisboa, nomeadamente Benfica, Sporting e Belenenses, “a estabelecerem um diálogo profícuo no sentido de esbater tensões entre os seus respetivos adeptos e de promover no desporto em geral o clima de tranquilidade e sã convivência”.

“Estes incidentes de violência no seio do meio desportivo criam um sentimento de insegurança na sociedade, não tolerável, sendo oportuno que a Câmara Municipal de Lisboa se manifeste, a propósito da Candidatura Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021”, defende João Pedro Costa na moção.

“Promover o ‘fair-play’ na prática desportiva, erradicar a violência nos recintos desportivos e zonas envolventes, e fazer imperar a segurança no meio desportivo tornam-se, pois, um objetivo imperioso e urgente”, reforça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.