Início Política Governo timorense nomeia ex-ministro dos Negócios Estrangeiros para chefiar Oecusse

Governo timorense nomeia ex-ministro dos Negócios Estrangeiros para chefiar Oecusse

228
0

O Governo timorense aprovou hoje a nomeação de José Luis Guterres, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, para o cargo de presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA).

José Luis Guterres foi nomeado para suceder a Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin, numa resolução aprovada na reunião de hoje do Conselho de Ministros, segundo um comunicado na página do primeiro-ministro Taur Matan Ruak.

A proposta de nomeação foi apresentada aos membros do Governo pelo próprio primeiro-ministro.

Publicidade

O nome de José Luis Guterres, conhecido como ‘Lugo’, chegou a fazer parte de uma vista de embaixadores à espera de tomar posse, no caso para liderar a missão diplomática em Genebra.

Guterres, 65 anos, natural de Viqueque, e que ocupou no passado o cargo de vice-primeiro-ministro, foi um dos elementos da frente diplomática durante a luta contra a ocupação indonésia.

Embaixador na ONU entre 2002 e 2006, integrou vários executivos, tendo sido ainda eleito deputado pela Frente Mudança, partido que nasceu de uma excisão da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).

O cargo de presidente da Autoridade da RAEOA estava vago desde o fim do mandato de Mari Alkatiri no final de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.