Início Receitas Bolos Bolo de noz e tâmaras com cobertura de toffee

Bolo de noz e tâmaras com cobertura de toffee

89
0

O Inverno pede lanches demorados com deliciosos bolos e bebidas quentes. Experimente este bolo de noz e tâmaras, ideal para partilhar com família e amigos.

INGREDIENTES

200 g tâmaras

Publicidade

1 dl vinho do Porto 

1 dl água

1 c. de sobremesa manteiga para untar + 125 g

100 g açúcar amarelo

100 g açúcar mascavado escuro

6 ovos XL (6 gemas + 4 claras)

1/2 c. de café sal

250 g farinha

2 c. de chá fermento em pó

1 c. de chá bicarbonato de sódio

60 g miolo de noz Pingo Doce

PARA O RECHEIO

340 g manteiga de amendoim

100 g açúcar em pó

50 g mel

1 emb. natas

PARA O TOFFEE

200 g açúcar amarelo

100 ml natas

60 g manteiga

1 c. de café flor de sal 

PREPARAÇÃO

1. Descaroce as tâmaras, corte-as em rodelas e coloque numa taça. Junte o vinho do Porto e a água e leve ao microondas na potência máxima durante 50 segundos. Mexa e reserve.
2. Unte com manteiga 3 formas redondas de 20 cm de diâmetro, forre os fundos com discos de papel vegetal e volte a untar. Polvilhe com farinha, sacudindo bem o excesso.
3. Misture os açúcares, junte a manteiga à temperatura ambiente, e bata na batedeira até obter um creme. Separe as gemas das claras, sabendo que vai utilizar 6 gemas e 4 claras.
4. Numa taça, bata as 4 claras em castelo com o sal. Reserve. Entretanto, sem parar de bater, vá adicionando as gemas ao creme obtido até a mistura estar fofa e cremosa.
5. Junte a este creme metade da farinha, previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato de sódio, e misture com uma espátula até estar bem incorporada. Adicione a mistura de vinho do Porto reservada e misture bem. Envolva delicadamente metade das claras no preparado e depois junte a restante farinha, sem bater.

6. Adicione as tâmaras e o miolo de noz, grosseiramente picado. Envolva delicadamente, ao mesmo tempo que adiciona as restantes claras batidas em castelo.

7. Distribua o preparado pelas formas e leve ao forno, pré-aquecido a 170 °C, durante cerca de 25 minutos.
8. Para o recheio, deite a manteiga de amendoim, o açúcar em pó e o mel na batedeira, junte as natas e bata até a mistura estar cremosa.
9. Para o toffee, misture o açúcar amarelo, as natas e a manteiga numa caçarola e deixe ferver sobre lume moderado, mexendo frequentemente até a mistura espessar. Retire do lume, junte a flor de sal e deixe arrefecer.
10. Barre uma das placas de bolo com metade do recheio, por cima coloque outra placa de bolo e barre com o restante recheio. No final coloque o bolo sobre uma rede e regue-o cuidadosamente com o toffee, deixando-o pingar pelas laterais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.