Início Política Herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez na entrega dos...

Herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias

148
0

O rei Filipe VI transmitiu hoje à princesa Leonor o compromisso “pessoal e institucional” que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma manifestação de protesto.

Felipe VI dirigiu-se à herdeira da Coroa para lhe recordar que a “obrigação” de servir Espanha e os espanhóis deve ser “o maior orgulho e a máxima honra” que possa alcançar e pedir-lhe que atue sempre “com o ânimo de esperança, com coragem e com valentia; crescendo em responsabilidade, em bondade e em exemplaridade”.

O rei disse ainda que a princesa herdeira deverá ser “dia a dia uma referência de serviço” para o país e um mundo onde “inevitavelmente” encontrará “desencontros e incertezas”.

Publicidade

Na sua intervenção, o primeiro discurso que pronunciou enquanto futuras rainha, a princesa Leonor afirmou que a sua condição de herdeira a “compromete com a entrega e o esforço de servir Espanha e os espanhóis”, um desafio que assume com “responsabilidade” e “muita honra”.

Leonor de Bourbon interveio pela primeira vez na cerimónia de entrega dos Prémios Princesa de Astúrias no Teatro Campoamor de Oviedo, juntamente com os reis e sua irmã, a infanta Sofia, num momento que considerou “inolvidável”.

“Hoje é um dia muito importante na minha vida e que aguardei com muito desejo”, afirmou a princesa, que pronunciou a sua primeira alocução com 13 anos, a mesma idade com que se estreou o seu pai, Filipe VI, em 1981, no mesmo local.

No exterior do Teatro, cerca de 500 pessoas, segundo a agência noticiosa Efe, concentraram-se na praça de La Escandalera de Oviedo para rejeitar os Prémios Princesa de Astúrias 2019, um protesto acompanhado por bandeiras e cartazes favoráveis à República e críticas às autoridades e galardoados.

“República Asturiana. Lutando pela soberania” foram algumas das frases inscritas nos cartazes, e enquanto erguiam bandeiras republicanas e independentistas. A poucos metros, outro grupo elogiava a monarquia, com as bandeiras de Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.