Início Desporto Prémio ‘The Best’ será hoje atribuido a Ronaldo, Messi ou Van Dijk

Prémio ‘The Best’ será hoje atribuido a Ronaldo, Messi ou Van Dijk

125
0

O sucessor de Luka Modric como vencedor do prémio ‘The Best’ sairá hoje do trio que integra os consagrados Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Lionel Messi, do FC Barcelona, e o premiado Virgil van Dijk, do Liverpool.

O holandês Virgil van Dijk, vencedor da Liga dos Campeões e eleito melhor futebolista europeu, é o primeiro defesa a surgir no trio de finalistas desde 1997 e vai testar o estatuto hegemónico de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que arrecadaram cinco troféus cada.

Van Dijk, de 28 anos, recebeu, há poucas semanas, o prémio de melhor jogador da UEFA na época 2018/19, durante a qual foi um dos principais esteios do Liverpool campeão europeu e da seleção holandesa que chegou à final da Liga das Nações, perdida para Portugal.

Publicidade

O português Cristiano Ronaldo, de 34 anos, na sua época de estreia pela Juventus, pela qual conquistou a Serie A e foi eleito o melhor jogador da prova italiana, surge entre o trio de finalistas pelo oitavo ano seguido, sendo que, desde 2007, apenas não esteve entre os três melhores em 2010.

O argentino Lionel Messi, de 32 anos, está de regresso ao lote de finalistas, do qual não fez parte no ano passado, algo que não sucedia desde 2007, após ter vencido a Liga espanhola em 2018/19 e sido o melhor marcador das ligas europeias, com 36 golos.

Entre os candidatos a melhor treinador, contam-se três técnicos que trabalham na Liga inglesa: Pep Guardiola (Manchester City), vencedor em 2011, Jürgen Klopp (Liverpool) e Mauricio Pochettino (Tottenham).

Já o prémio de melhor futebolista feminina, que no ano passado foi entregue à brasileira Marta, recordista de troféus (seis), será disputado entre a inglesa Lucy Bronze e as norte-americanas Alex Morgan e Megan Rapinoe, fulcrais para que os Estados Unidos vencessem o último Campeonato do Mundo, que decorreu em França.

Em virtude dessa conquista dos Estados Unidos, a selecionadora Jill Ellis está entre as nomeadas para melhor treinador de futebol feminino, juntamente com o antigo internacional inglês Phil Neville, técnico da seleção inglesa, e Sarina Wiegman, vencedora do troféu em 2017 e que levou a Holanda à final do Mundial2019.

Na cerimónia ‘The Best’, os brasileiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), e o alemão Marc-André ter Stegen (FC Barcelona) disputam o prémio para melhor guarda-redes de 2018/19, enquanto o galardão para melhor golo, denominado ‘prémio Puskas’, será entregue a Lionel Messi, ao colombiano Juan Quintero ou ao húngaro Daniel Zsóri.

Os prémios para melhor guarda-redes de futebol feminino, ‘fair play’, melhor adepto, melhor ‘onze’ masculino e feminino FIFPro fecham as 11 categorias que compõem ‘The Best’, cuja cerimónia de entrega dos prémios decorrerá hoje, em Milão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.