Início Estilos Moda ´Designer’ Alexandra Moura e marca Decenio juntam-se em ‘coleção cápsula’ na Moda...

´Designer’ Alexandra Moura e marca Decenio juntam-se em ‘coleção cápsula’ na Moda Lisboa

119
0

A ‘designer’ Alexandra Moura e a marca portuguesa de vestuário Decenio uniram-se em parceria, pela primeira vez, e desenvolveram uma ‘coleção cápsula’ para apresentar na 53.ª Moda Lisboa, no dia 12 de outubro, disse hoje fonte oficial.

O “casamento” entre a marca com 25 anos de experiência no setor da moda, e aquela que foi a primeira ‘designer’ portuguesa a apresentar uma coleção (feminina), no calendário oficial da semana da moda de Milão, é “um marco para a Decénio”, assume Maria Manuel Sousa, diretora de ‘marketing’ da marca.

Questionado pela Lusa sobre a razão da parceria com Alexandra Moura, o presidente executivo do grupo Cães de Pedra, Ricardo Fernandes, que detém a Decénio, explicou que o convite à ‘designer’ se justifica pela “importância e pela reputação que a autora já conquistou no cenário da moda nacional”, bem como “pela sintonia que acreditamos que existe entre as duas marcas”.

Publicidade

“Sempre olhámos para os novos projetos numa perspetiva de continuidade, e aqui não será diferente. Estamos a iniciar uma nova etapa (…), e certamente que este trabalho [com Alexandra Moura] terá continuidade”, garante Ricardo Fernandes, explicando que a nova estratégia da marca passa por apostar nos jovens, dando prioridade à “presença digital”, designadamente na rede social Instagram.

A ‘designer’ Alexandra Moura, que apresentou a primeira coleção portuguesa – “Bestiário” -, no calendário oficial da Semana da Moda de Milão no passado dia 25 de fevereiro, confessou “muita surpresa” e “alguma estranheza” perante o convite, mas ao mesmo tempo viu o desafio como algo “aliciante” e “incrível”.

“Acho que foi precisamente por estarmos tão longe do que a Decénio faz, que [a marca] viu potencial em trabalhar connosco. De repente, vemos uma marca já com um caminho percorrido a aliar-se à moda de autor para criar uma linguagem nova. É uma verdadeira surpresa e algo novo na moda portuguesa”, disse a ‘designer’.

A ‘coleção cápsula’ vai ter cerca de 20 coordenados com o ‘ADN’ que Alexandra Moura tem vindo a revelar, como “a desconstrução das peças, a reinterpretação dos clássicos e o lado mais ‘sport'”, descreveu à Lusa a ‘designer’, referindo que os tons em destaque vão ser os “azuis”, “laranjas”, mas também tons claros, como o “beije e areia”, além do “preto”.

A apresentação da ‘coleção cápsula’ “Decenio/Alexandra Moura”, na 53.º edição da Moda Lisboa está marcada para as 19:00, de 12 de outubro, nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, no Campo de Santa Clara, na capital portuguesa.

Este desfile será um dos três “’powered by Portugal Fashion’ na ModaLisboa”.

Com loja ‘online’ disponível em 26 países, a marca portuguesa conta com 31 lojas próprias no mercado nacional, e está presente em 50 lojas multimarca.

Alexandra Moura foi distinguida em 2015 com o Prémio Mulheres Criadoras de Cultura, apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, tem realizado um trabalho que procura uma nova abordagem para o vestuário, “sem estereótipos de género e sem um uso convencional de tecidos e estampados, onde a alfaiataria clássica é reinventada”, lê-se no comunicado de imprensa hoje divulgado.

A 53.ª edição da Moda Lisboa decorre de 10 a 13 de outubro, sob o tema “Collective”, que “é um todo maior que a soma das suas partes, é um esforço coletivo que avança com alicerces na individualidade de cada criativo e que forma uma só força, uma só voz, uma voz mais alta”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.