Início Economia Bancos CGD reduziu número de trabalhadores em 172 no 1.º semestre

CGD reduziu número de trabalhadores em 172 no 1.º semestre

120
0

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reduziu o número de trabalhadores em 172 no primeiro semestre, segundo informações divulgadas hoje pelo banco público na apresentação de resultados até junho.

A CGD tem estado num processo de redução de trabalhadores desde que foi recapitalizada e negociou o plano de reestruturação com a Comissão Europeia.

Em maio, o presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, disse que em termos líquidos (saídas-contratações) a expectativa para este ano é que saiam cerca de 570 pessoas (entre pré-reformas, rescisões por mútuo acordo e não renovação de contratos a termo).

Publicidade

Os dados hoje divulgados indicam que, até junho, já tinham saído 172 funcionários, uma vez que a CGD tinha 7.503 funcionários em Portugal no final de junho, face aos 7.675 de final de 2018.

Já em agências, a redução foi de duas neste semestre, tendo o banco público 520 agências em junho.

Segundo a CGD, na apresentação de resultados hoje divulgado, “o número de colaboradores e agências evoluem em linha com o Plano Estratégico”.

No âmbito do processo de recapitalização acordada em 2016 com a Comissão Europeia, de quase 5.000 milhões de euros (dos quais 2.500 milhões de injeção direta do Estado), a CGD iniciou um processo de reestruturação que incluía a saída de 2.200 trabalhadores até 2020 (isto depois das centenas que já tinham saído nos anos anteriores).

O banco iniciou, então, processos de saída por acordo, com pagamento de indemnizações, tendo saído 547 pessoas em 2017 e 646 trabalhadores em 2018.

Contudo, terão de continuar a sair centenas de trabalhadores este ano e no próximo para cumprir os objetivos acordados com Bruxelas.

A CGD registou lucros de 282,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, o que compara com os 194 milhões de euros registados no mesmo período de 2019, o que corresponde a um aumento de 46% face ao período homólogo do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.