Início Política Europeias 2019 Europeias: Urnas abriram às 09:00 em Morgade (Montalegre) mas ainda ninguém votou

Europeias: Urnas abriram às 09:00 em Morgade (Montalegre) mas ainda ninguém votou

161
0

A mesa de voto da Junta de Morgade, em Montalegre, abriu pelas 09:00 da manhã, com uma hora de atraso, mas na primeira hora ninguém votou nesta freguesia, disse o autarca local.

O presidente da Junta de Morgade, José Nogueira, afirmou à agência Lusa que pela manhã foi confrontado com as portas fechadas a cadeado do edifício onde está instalada a sessão de voto e no interior da fechadura estavam chaves partidas.

“Alertei logo a GNR da situação e tivemos que rebentar a fechadura para conseguir colocar a mesa em funcionamento”, salientou.

Publicidade

O que, segundo avançou o presidente, veio acontecer pelas 09:00.

José Nogueira disse que durante esta primeira hora ninguém exerceu o direito de voto em Morgade, onde estão inscritos 329 eleitores.

“Pelas informações que vou recebendo penso que vai haver uma abstenção muito significativa, se não os 100%”, referiu.

A população de Morgade está contra a instalação de uma mina de lítio a céu aberto anunciada para esta freguesia.

O boicote e o apelo à abstenção são “uma chamada de atenção”, numa altura em que já foi assinado o contrato de exploração entre o Estado português e a empresa Lusorecursos.

Pela aldeia foram também colocadas tarjas de grande dimensão onde é possível ler “não à mina, sim à vida”, “não à exploração mineira”, “sempre juntos pela nossa terra”.

José Nogueira disse que a população está preocupada e quer sensibilizar o Governo para que seja revista a situação e não coloquem estas aldeias “numa camisa de forças”. “Pelo menos que perguntem a nossa opinião”, frisou.

A Associação Montalegre Com Vida, que está a ser criada para lutar contra a exploração de lítio na freguesia de Morgade, como forma de protesto, fez nos últimos dias um apelo à abstenção nas eleições deste domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.