Início Comunidades Ministro da Defesa em França para homenagem a soldados portugueses

Ministro da Defesa em França para homenagem a soldados portugueses

211
0

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, vai estar esta sexta-feira e sábado em França para assistir às comemorações do 101.º aniversário da Batalha de La Lys, que marcou a participação de Portugal na I Guerra Mundial.

O ministro vai participar pela primeira vez este sábado na tradicional homenagem da comunidade portuguesa e das autoridades francesas às centenas de soldados portugueses que morreram na Batalha de La Lys, na Flandres, durante a I Guerra Mundial.

Tal como é habitual, as cerimónias vão começar com uma missa campal no Cemitério Militar Português de Richebourg. A celebração religiosa será presidida pelo capelão das Comunidades Católicas Portuguesas em França, padre Carlos Caetano.

Publicidade

Haverá ainda uma visita ao Monumento aos Mortos, em La Couture, onde serão depostas coroas de flores e onde vão intervir o ministro da Defesa Nacional português, o autarca de La Couture, Raymond Gaquère, e o sub-prefeito da região de Béthune, Nicolas Honoré. Haverá depois um almoço com a comunidade portuguesa.

Ainda hoje, o ministro português vai ter um encontro em Paris com a sua homóloga francesa, Florence Parly.

A batalha de La Lys foi um ataque das forças alemãs sobre os aliados na madrugada de 09 de abril de 1918. Entre as tropas portuguesas que estavam na linha da frente, a ofensiva fez 400 mortos, muitos mais feridos e 6.600 prisioneiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.