Início Desporto Futsal Luxemburgo: Entrevista a… Carlos Soares (jogador de futsal)

Luxemburgo: Entrevista a… Carlos Soares (jogador de futsal)

308
0
Foto: DR

O que te fez deixar o Futebol e ires para o Futsal do Luxemburgo? Como tudo começou?

Carlos Soares – Eu joguei futsal toda a vida em portugal, mas quando emigrei para o Luxemburgo, não existia futsal federado só uns torneios o que fez com que eu fosse experimentar o futebol, mas não passou disso mesmo uma experiência.

Foi um passo atrás ou para a frente a tua vinda para o Futsal Luxemburgo?

Publicidade

Carlos Soares – Eu quando cheguei ao Luxemburgo não existia Futsal federado por isso eu não vim de propósito para jogar futsal.

O que pensas do Futsal no Luxemburgo? Quais as grandes diferenças que sentiste em comparação ao futebol 11?

Carlos Soares – O Futsal no Luxemburgo é um desporto em crescimento e por isso é preciso dar tempo ao tempo, mas acredito que tem tudo para evoluir.
Em comparação ao futebol 11 a maior diferença é a falta de apoios que o Futsal não tem!

Que balanço fazes até agora desta época, quer individualmente, quer colectivamente?

Carlos Soares – A época ainda não terminou mas como já fomos eliminados da taça do Luxemburgo é uma época abaixo das nossas expectativas, porque o objectivo era ganhar tudo, outra vez.
A nível individual não ganhei nada por isso para já não posso tomar uma decisão em relação a um balanço final.

Qual foi o teu melhor momento da carreira?

Carlos Soares – Espero que esse momento ainda esteja para chegar mas para já as 2 dobradinhas que ganhei por 2 clubes diferentes.

Olhando para a selecção,não gostarias de ir à selecção? É um objectivo? Luxemburgo não podia ter uma selecção? E se tivesse por qual optavas?

Carlos Soares – A selecção é um objectivo de qualquer atleta seja em que modalidade for.
O Luxemburgo para ter selecção devia ter 1o camadas jovens porque 95% dos atuais jogadores de futsal no luxemburgo não são elegíveis para serem convocados para a tal selecção.

Quais são ainda os teus objectivos para esta época no campeonato de Futsal do Luxemburgo?

Carlos Soares – Sem dúvida ser campeão nacional.

Atingiram a fase final do campeonato com alguma facilidade e naturalidade, o que está por trás deste sucesso? É a motivaçào de querer segurar o título de campeão?

Carlos Soares – Atingir a fase final só se tornou fácil devido ao trabalho desenvolvido todos os dias e com isso as coisas facilitaram se um pouco.A motivação esta la todos os dias seja para ser campeão pela 1a vez seja para segurar o titulo, o que é certo é que em 5 anos de futsal federado nunca houve um bi campeão.

Ganharam o primeiro jogo à Amicale, mas esperavam tantas dificuldades?

Carlos Soares – Nesta fase do campeonato não há facilidades e estamos a falar do vice campeão dos últimos dois campeonatos, não é uma equipa surpresa, é uma confirmação dos últimos anos no nosso campeonato.

Pelo o que tens vivido e visto, o que pensas da arbitragem até agora?

Carlos Soares – Acredito que os árbitros tentam fazer o seu melhor , mas com falta de apoios torna se complicado, só espero que a FLF perceba que sem investimento não há evolução.

Até onde pode ir o Racing esta época?

Carlos Soares – O Racing é uma equipa habituada a ganhar, por isso so podemos esperar estar nas decisões e trabalhar para ganharmos o campeonato.

Foi um golpe duro ficar fora da final da Taça do Luxemburgo?

Carlos Soares – Uma derrota custa sempre, mas perder um jogo onde fomos claramente superiores custa mais, mas no desporto nem sempre ganha o melhor.
Parabéns as 2 equipas que vão estar na final e que seja um excelente jogo e que ganhe o melhor.

Depois da campanha que tiveram na Liga Dos Campeões, já pensam na Liga dos Campeões de Futsal da próxima época?

Carlos Soares – Penso que esse pensamento estará em todos os jogadores que participam no campeonato, mas sem vencer não passa mesmo de um pensamento!

Como avalias os vossos maiores rivais?

Carlos Soares – Os nossos rivais são todas as equipas que defrontamos semana a semana sabendo que os favoritos é o FCD03 devido ao enorme investimento que teve, foram buscar jogadores experientes dum campeonato muito superior ao nosso e isso faz com que tenham ganho a fase regular com mérito.

Como avalias a tua equipa? E o treinador?

Carlos Soares – A minha equipa é um grupo de pessoas com um objetivo em comum, VENCER, com uma humildade enorme e remamos todos para o mesmo lado, com uma competitividade enorme.
O meu treinador!?não gosto dele!!estou a brincar.
Além de me ter ensinado muito nestes 2 últimos anos, é uma pessoa com uma personalidade e um caráter muito fortes, sabe o que dizer no momento certo e na altura ideal, vive o futsal apaixonadamente e todos os dias procura evoluir.

Um jogador como tu e que tens anos disto, como vê as polémicas todas que têm existido esta época numa competição muito recente? Será que há culpados?

Carlos Soares – As polémicas sao as pessoas que as criam, por isso vai sempre existir culpados, mas em vez de nos preocuparmos com coisas futeis que tal tentar mos fazer o melhor para todos e nao so para o nosso proprio benificio!!?

Com a vitória contra a Amicale no primeiro jogo já sentes que estás em mais uma final?

Carlos Soares – Estamos a meio da eliminatória, mas para carimbar-mos a passagem definitiva à final teremos de vencer numa quadra extremamente difícil, e onde a Amicale já provou que pode ganhar a qualquer equipa.

18- Acreditas que vais ser campeão?

Carlos Soares – Se não acreditasse já tinha parado de jogar.

Excepto duas ou três equipas, não achas que existe um desequilíbrio muito elevado para com as outras equipas do campeonato?

Carlos Soares – É verdade que a um desnível entre algumas equipas mas se comparar mos aos últimos anos, todas as equipas evoluíram, umas mais rápidas que outras mas acredito que todos os anos o campeonato ira atrair novos jogadores e novas equipas.

O plantel da tua equipa está recheado de qualidade, assim como tu, tem também outros jogadores que vieram até de Portugal, o que pensas que isso pode acrescentar a um campeonato ainda muito amador como o luxemburguês?

Carlos Soares – Acredito que para evoluir teremos de ir buscar jogadores ao estrangeiro, mas isso é o normal quando começas algo novo, tens sempre que trazer alguém que já sabe ou que já esta mais habituado ao jogo.
Para seres melhor tens de jogar contra os melhores seja com jogadores novos seja nas competições europeias.

Visto que a competição acaba por ser curta,não seria benéfico criar dois troféus novos?Supertaça e Taça da Liga?

Carlos Soares – Acredito que 1o devemos ter um campeonato mais solido e com alicerces para desenvolvermos novas competições com mais qualidade.E a partir dai acredito que era uma excelente ideia.

O que achas de um jogador de 11 poder jogar futsal? E o inverso igual? Não achas ridículo isso?

Carlos Soares – Como o futsal é recente acredito que seja normal haver um tempo de transição para que isso acabe mas tem de ser algo que se irá fazendo aos poucos não podemos ser radicais porque poderia prejudicar o desenvolvimento da modalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.