Início Sci-Tech Astronomia A noite em que a lua ficou vermelha. Veja aqui as imagens...

A noite em que a lua ficou vermelha. Veja aqui as imagens do eclipse lunar

445
0

Esta madrugada houve um eclipse lunar total e uma ‘superlua’. Durante cinco horas, a Lua esteve encoberta pela sombra da Terra, aparentemente maior e vermelha. Veja aqui as imagens do fenómeno astronómico de vários pontos do planeta.

Iniciou-se, numa fase parcial, pouco depois das 03h30 (hora de Lisboa), quando a Lua começou a esconder-se na sombra que a Terra projeta no espaço, e terminou às 07:50, quando a Lua ficou totalmente destapada.

O satélite natural da Terra ficou totalmente eclipsado entre as 04:41 e as 05:44, altura em que a Lua começou, progressivamente, a sair da sombra do nosso planeta. Se o céu não estivesse nublado, o eclipse podia ser visto praticamente em todo o mundo, com exceção do extremo leste da Ásia, da Austrália e da Nova Zelândia.

O fenómeno astronómico a que se podia assistir esta madrugada tinha a particularidade de ser um eclipse total de uma ‘superlua’, o que dava, a quem observava, a ideia de que a Lua estava maior.

Durante o tempo em que esteve na sombra da Terra, a Lua não ficou às ‘escuras’ e ganhou um tom vermelho-acastanhado devido à refração e dispersão da luz do Sol na atmosfera terrestre. Em palavras simples, é aqui a que vulgarmente se chama “Lua de sangue”.

O fenómeno foi acompanhado com curiosidade por todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.