Início Política Sete portugueses foram eleitos no domingo nas eleições municipais belgas

Sete portugueses foram eleitos no domingo nas eleições municipais belgas

130
0

Sete candidatos portugueses e lusodescendentes foram eleitos no domingo nas eleições comunais (municipais) belgas, mais quatro do que em 2012, indicou à Lusa o conselheiro das comunidades portuguesas Pedro Rupio.

Na região de Bruxelas foram eleitas Estela Costa, ao centro na foto (comuna de Saint Gilles, pelo partido PS), Patrícia Rodrigues da Costa (Jette, Sp.a) e Inês Rodrigues (Evere, Ecolo). As três candidatas são as primeiras mulheres portuguesas a serem eleitas em Bruxelas.

Quatro portugueses foram eleitos na região da Valónia: Sandra dos Santos Gomes (comuna de Bièvre, pelo partido EPV), Marie-Jo Sampaio (Comblaint-au-Pont, ECD), Domingos Ribeiro de Barros (Soignies, PS) e David da Câmara Gomes (Ottignies-Louvain-La-Neuve, Ecolo).

Na Flandres não houve portugueses eleitos.

Quase cem portugueses ou lusodescendentes eram candidatos nas eleições comunais da Bélgica de domingo.

O número de portugueses inscritos para votar nas eleições aumentou em termos absolutos, mas diminuiu em termos percentuais, segundo dados da Direção das Eleições.

Dos 37.641 portugueses em idade de votar, 3.611 estavam inscritos para votar nas eleições comunais, o que representa um aumento de 560 eleitores em comparação com 2012.

Na Bélgica existem mais de 500 comunas (o equivalente a concelhos) que se distribuem pelas três regiões do país: Bruxelas, Valónia e Flandres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.